Covid-19: município inicia a aplicação da 4ª dose em pessoas com 40 anos ou mais  

(Foto: Arquivo / Prefeitura de São Luiz Gonzaga)

Vacinação deve ocorrer quatro meses após a realização da 3ª dose 

A Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), por meio do Setor de Epidemiologia, informa à comunidade que a faixa etária para a aplicação da 4ª dose (2ª dose de reforço) do imunizante contra a Covid-19 foi ampliada.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

As pessoas com 40 anos ou mais podem ir até a unidade de saúde da área de domicílio para receber o reforço do imunizante. A 4ª dose deve ser aplicada após quatro meses da 3ª dose. Para receber a vacina, é necessário apresentar um documento de identificação, cartão SUS e o comprovante das doses anteriores.

As pessoas com 18 anos ou mais que receberam a vacina da Janssen (dose única no esquema vacinal primário) devem realizar o 1º reforço após dois meses da dose inicial. Já o 2º reforço precisa ser aplicado após quatro meses do 1º reforço. Atualmente, o 3º reforço da vacina Janssen (quatro meses após o 2º reforço) é aplicado somente em pessoas com 40 anos ou mais.

Esquema vacinal

A enfermeira Águeda Balbé, coordenadora do Centro de Saúde, ressalta a necessidade da imunização contra o vírus. “É importante a população se conscientizar quanto à necessidade das doses de reforço. Com o decorrer do tempo, registramos uma redução na efetividade das vacinas em decorrência da resposta imunológica e também o surgimento de novas variantes, o que resulta em maior risco de complicação da doença. É importante ressaltar que as pesquisas indicam uma piora no cenário epidemiológico principalmente em locais em que a cobertura vacinal não atingiu níveis ideais. Reforçamos o pedido para que as pessoas com o esquema vacinal incompleto entrem em contato com as unidades de saúde da sua área de domicílio e realizem a vacina”.

Informações sobre as unidades de saúde do município estão disponíveis no link https://www.saoluizgonzaga.rs.gov.br/site/conteudos/2911-secretaria-de-saude.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da SEMSA