Garruchos está entre os municípios que decretaram situação de emergência devido à tempestade da noite de segunda

(Foto: Divulgação)

Os municípios de Garruchos, Canoas e Eldorado do Sul decretaram situação de emergência em decorrência da tempestade da última segunda-feira, 15, que atingiu várias áreas no estado. No total, segundo a Defesa Civil, 15 municípios foram mais atingidos, com 19.648 pessoas afetadas, tendo uma morte registrada em Porto Alegre.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Conforme o relato, em Garruchos, 52 casas foram atingidas pelo granizo e 208 pessoas foram afetadas. A Defesa Civil Estadual distribuiu cerca de 1.800 metros quadrados de lona para a região.

Como se prevenir

A orientação principal, em casos de acidentes ou de problemas em consequência da tempestade, é que sejam contatadas a Defesa Civil Municipal ou o Corpo de Bombeiros local. Também se deve evitar situações perigosas e buscar locais seguros, não se abrigando debaixo de árvores ou de postes, evitando atravessar ruas e pontes cobertas de água, se protegendo de escorregões ou de tropeços em algum buraco.

Receba os alertas da Defesa Civil

Para receber os alertas da Defesa Civil, o cidadão pode se cadastrar através do número 40199. Enviando um SMS com o número do CEP da sua casa. Assim, quando existir algum alerta para sua região será enviada automaticamente uma mensagem informando o que ocorrerá e as principais recomendações para que as pessoas possam preservar a sua vida e patrimônio.

Contatos para emergências

  • Defesa Civil: 199
  • Bombeiros: 193
  • Brigada Militar: 190

Fonte: Governo do RS