Encontro da Agrobiodiversidade Missioneira reúne 15 municípios em Santo Antônio das Missões
O 6º Encontro da Agrobiodiversidade Missioneira uniu representantes de 15 municípios na sexta-feira, 14, em Santo Antônio das Missões, em um momento de valorização dos recursos naturais da região, bem como de troca de experiências e construção do conhecimento. A realização do evento, no Salão Paroquial, marcou também a Semana do Município e a retomada de atividades com a mobilização de grande público, representando a resiliência e a reorganização social e comunitária após o período de dificuldades vivenciado pela estiagem prolongada que afetou a flora e a fauna da região no início deste ano e pela pandemia da Covid-19. O momento de superação, de gratidão e de partilha foi representado na missa ecumênica que marcou o início do Encontro.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
A programação contou com a palestra do professor da Uergs, campus São Luiz Gonzaga, Rafael Narciso Meirelles, que abordou o tema “Abelhas do RS: Criamos e Preservamos”. Na oportunidade esclareceu sobre a diversidade de espécies existentes em solo gaúcho, com destaque para as 24 espécies de abelhas sem ferrão. Também foi reiterada a importância de sua existência para a manutenção da agrobiodiversidade.
Na sequência, o público teve a oportunidade de acompanhar a palestra sobre saúde natural, conduzida pela extensionista do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Passo Fundo Doriana Gozzi Miotto, que orientou sobre questões relativas ao cuidado integral com a saúde e o uso adequado de plantas bioativas.
O interesse pelos temas gerou, logo após as palestras, um espaço para questionamentos e troca de experiências. O momento de celebração entre os agricultores, técnicos, estudantes, professores e lideranças presentes seguiu no almoço, preparado por representantes da Escola Achilino de Santis, onde foram aproveitados alimentos agroecológicos oriundos da horta escolar. Os participantes do Encontro também tiveram a oportunidade de apreciar as apresentações artísticas do cantor Lucas de Lima e do Grupo de Danças do Piquete dos Farrapos, de Santo Antônio das Missões.
O Encontro da Agrobiodiversidade culminou na troca de mudas e sementes, representando a ampla diversidade condimentar e terapêutica da flora existente na região. O próximo município-sede já foi anunciado, sendo que em 2023 o anfitrião será São Luiz Gonzaga.
Pela importância da temática, a 6ª edição do Encontro da Agrobiodiversidade Missioneira é resultado da parceria de diversas entidades, entre elas, a Prefeitura de Santo Antônio das Missões, Emater/RS-Ascar, Cáritas, Diocese de Santo Ângelo, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Infra-Estrutura, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santo Antônio das Missões e Garruchos, Escola Técnica Estadual Achilino de Santis, Universidade Federal da Fronteira Sul – campus Cerro Largo, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), Embrapa Clima Temperado, Instituto Federal Farroupilha – campus Santo Ângelo, Rede Ecovida de Agroecologia e Movimento das Mulheres Camponesas. Também contou com o apoio da Erva-Mate Euro Mate.
Entre as autoridades que prestigiaram do encontro, estiveram o prefeito de Santo Antônio das Missões, Felisberto dos Santos Ferreira, o presidente da Câmara de Vereadores, Valdir Lopes Robalo, os juízes de Direito, Ana Lúcia Todeschini Martinez e Walter Woodtli, bispo da Diocese de Santo Ângelo, Dom Liro Vendelino Meurer, supervisor microrregional da Emater/RS-Ascar Joney Braun, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santo Antônio das Missões e Garruchos, Valdemari Marques Belchor, secretário municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Vagner Machado da Silva, secretária Municipal de Assistência Social, Priscila Nunes, secretária Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, Eliane de Oliveira, secretário Municipal de Infraestrutura, Talisson Portela, coordenadora do Movimento das Mulheres Camponesas, Fátima Pansera, coordenador da Rede Ecovida de Agroecologia, Maurício Kasper, diretor da Escola Técnica Estadual Achilino de Santis, Naterce Andreia Balbe, equipe do Escritório municipal da Emater/RS-Ascar André de Oliveira, Flávio Bonato e Marieli Bremm, bem como extensionistas do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar e outros representantes da comissão organizadora.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/RS – Ascar – Regional de Santa Rosa – Jornalista Deise A. Froelich