Acadêmicos da Agronomia conhecem propriedade que trabalha em um sistema agrossilvipastoril integrado e sustentável

Foto: Divulgação

Os acadêmicos do Curso de Agronomia que ingressaram no semestre 2022/2, fizeram, na última quinta-feira, 13, atividade prática no município de Pirapó, na Granja Ortiz.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Nesta propriedade, a família trabalha em um sistema agrossilvipastoril integrado e sustentável com produção de leite, onde três gerações da família trabalham junto e garantem a sucesso das atividades.

Os acadêmicos percorreram a área acompanhados do proprietário Marcos Ortiz conhecendo como funciona o sistema. A Granja produz aproximadamente 3,2 mil litros de leite / dia e cada membro da família tem sua responsabilidade na distribuição de tarefas. Possuí um sistema de irrigação através de pivô central e área com floresta plantada e pastagens, garantindo bem estar animal que garante excelente resultados para o sistema de produção. Os professores Eugênio Portela e Rafael Meirelles acompanharam e orientaram as atividades.

A região das Missões está na transição da floresta da Mata Atlântica para o Pampa. Este último, é o bioma que tem sofrido a maior redução nos últimos anos, devido ao avanço da soja. Atividades como a agropecuária podem explorar o campo nativo do Pampa, ao mesmo tempo que promovem sua preservação. Por isso, sistemas inovadores, que consigam manter áreas de campo, e integrando florestas, pomares e até lavouras temporárias, remuneram os pecuaristas, mantendo-os na atividade, e conservando esse que é o único bioma que ocorre apenas em um estado do Brasil. O Pampa é legitimamente gaúcho, e a integração da pecuária com outras atividades pode ser uma forma de mantê-lo.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Uergs