Realizado o voo inaugural entre São Paulo e Santo Ângelo

Corte de faixa do voo inaugural Santo Ângelo – Guarulhos; em primeiro plano, Ranolfo Vieira Júnior, governador do RS, Jacques Barbosa, prefeito de Santo Ângelo, e Ciro Camargo, da GOL, com demais autoridades (Foto: Divulgação GOL)

Representantes da GOL e autoridades governamentais e dos municípios que formam a região das Missões participaram dos cortes de faixa em Guarulhos e em Santo Ângelo, que promoveu recepção com tradições locais.

Santo Ângelo passa a receber as aeronaves de grande porte da GOL em três frequências semanais de ida e volta. A mais nova base da empresa é a terceira das quatro a serem abertas em 2022 no Estado.

A comunicação direta da região das Missões com o hub da Companhia em São Paulo e, consequentemente, com todo o país e o exterior é um dos trunfos da nova rota.

A partir desta terça-feira, 18, a cidade de Santo Ângelo e as Missões estão mais próximas de São Paulo, do país e do mundo (e vice-versa). Hoje, a GOL Linhas Aéreas, maior Companhia Aérea do Brasil, operou os voos inaugurais entre seu mais novo destino em terras gaúchas – Santo Ângelo (GEL) – e o hub da Companhia em São Paulo, o aeroporto internacional de Guarulhos (GRU).

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Além de um polo regional economicamente importante, Santo Ângelo é a porta de entrada para um dos principais atrativos turísticos do estado: a Rota das Missões, que oferece roteiros religiosos, culturais, históricos e gastronômicos ao longo de todo o noroeste gaúcho.

Em uma ponta e em outra, a atmosfera de celebração tomou conta dos eventos inaugurais preparados pela GOL em parceria com a Associação dos Municípios das Missões (AMM), que reúne 26 localidades pertencentes à Rota Missões. Uma comitiva de 30 autoridades de municípios como Santo Ângelo, São Miguel das Missões, São Nicolau, São Borja, Sete de Setembro e Caibaté, entre outros, participou do corte de faixa do novo voo da GOL já em Guarulhos, ao lado de representantes da Companhia, como o comandante Alberto Fajerman, conselheiro da presidência, e Renzo Mello, diretor de Canais de Vendas da GOL. Estavam ainda presentes o secretário nacional de Aviação Civil, Ronei Glanzmann, o diretor de Investimentos da SAC, Eduardo Bernardi e o Brigadeiro André Fonseca, diretor de Operações da INFRAERO.

Um speech especial proferido na sala de embarque em Guarulhos saudou os clientes e foi repetido a bordo: “Conectar cada canto do Brasil é uma grande conquista para a GOL e, hoje, inauguramos com muita alegria os voos de Guarulhos para Santo Ângelo, no Rio Grande do Sul. A partir de agora, você viaja direto conosco para a região das Missões. Serão três voos semanais com a praticidade, o conforto e a pontualidade que você já conhece. Obrigado por fazer parte desse momento histórico. Em breve, iniciaremos o embarque deste voo pioneiro. GOL: novos tempos no ar, sempre”.

No cerimonial de corte de faixa em GRU, da esquerda para a direita: Gilberto Menin, prefeito de Porto Xavier; o deputado estadual Eduardo Loureiro; Renzo Mello, da GOL; José Roberto, prefeito de São Miguel das Missões; Amauri Pires da Silva, prefeito de Caibaté; Augusto Nardes, ministro do Tribunal de Contas da União; Jacques Barbosa, prefeito de Santo Ângelo; e Johnni Bocacio, prefeito de Dezesseis de Novembro (Foto: Divulgação GOL)

À frente da tripulação do voo inaugural estavam dois colaboradores da GOL que são legítimos cidadãos da região: o comandante Adriano Castanho, piloto, e Mateus Rodrigues, copiloto, ambos nascidos em São Miguel das Missões. Todos os passageiros que embarcaram rumo a Santo Ângelo pela primeira vez com a Companhia receberam da empresa uma tag de mala GOL, de couro, como brinde comemorativo.

Tanto a comitiva gaúcha quanto os clientes do voo G3 1196 (GRU-GEL), que decolou às 15h45min de hoje, foram recebidos no Aeroporto de Santo Ângelo – Sepé Tiaraju, após o pouso, na mais genuína tradição das Missões, com um generoso Café de Cambona oferecido pelo município de São Nicolau, dedicado a eles e à imprensa convidada. Houve ainda apresentações culturais típicas da região.

O voo inaugural G3 1197, de Santo Ângelo para Guarulhos, com decolagem às 18h10min, também mereceu corte de faixa inaugural e pronunciamento de autoridades, como o governador do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior, e do executivo da GOL Ciro Camargo, gerente de Relações Governamentais. Também presentes estavam Luís Gustavo de Souza, secretário de Infraestrutura RS, e Leandro Taborda, diretor de Aeroportos DAP-RS. Os clientes receberam uma tag de mala GOL.

“Voar direto de Santo Ângelo para São Paulo é uma conquista para os gaúchos e para a GOL, e um grande passo em sua meta de incrementar a expansão regional. A comunicação direta da população missioneira com a capital paulista implica encurtar distâncias entre o Estado, o Brasil e o mundo. É ainda uma maneira de contribuir para o desenvolvimento econômico e turístico de toda a região das Missões”, afirma Rafael Araújo, diretor de Planejamento de Malha Aérea da GOL.

“Inauguramos com enorme expectativa a terceira nova base da GOL no Rio Grande do Sul neste ano: Santo Ângelo. Como capital da região das Missões, Santo Ângelo desempenha um papel essencial no noroeste gaúcho como receptora e emissora de turistas e clientes que viajam a negócios. A chegada da Companhia à região representa um ganho sem precedentes para todos os envolvidos: a cidade e seus moradores, o estado e clientes de todo o Brasil e do mundo”, diz Ciro Camargo, gerente de Relações Governamentais da GOL.

“É um grande evento. O Sepé Tiaraju, nosso aeroporto missioneiro, é um indutor do desenvolvimento nas mais diversas áreas. Não só o turismo, com todo o seu potencial, mas também a educação, a indústria e o comércio, pois a logística aérea supre não apenas o transporte de passageiros, mas também de cargas. O aeroporto internacional de Guarulhos é um dos mais movimentados do mundo, e com esse voo, a região das Missões estará a menos de duas horas de voo da capital financeira da América Latina – São Paulo. Esse aeroporto trará muito desenvolvimento para toda a região das Missões, como geração de emprego e renda. E que resulte em melhor qualidade de vida a todos os missioneiros”, ressalta o prefeito de Santo Ângelo, Jacques Barbosa, também presidente da Associação dos Municípios das Missões (AMM).

Entre os dias 18 e 29 de outubro, o voo G3 1196 sai de São Paulo/Guarulhos às 15h45min e pousa no Aeroporto de Santo Ângelo – Sepé Tiaraju às 17h30min. Já o G3 1197 parte da cidade gaúcha às 18h10min e aterrissa em Guarulhos às 19h55min. Tanto a ida quanto a volta são às terças, quintas e sábados. A partir de 1º de novembro, o fluxo de ida e volta será realizado igualmente no período da tarde até começo da noite, em novos horários. Os voos são operados com a moderna aeronave Boeing 737-700, com capacidade para 138 passageiros.

Check in de atendimento da GOL em Santo Ângelo (Foto: Divulgação GOL)

“A região missioneira agora está ligada diretamente a São Paulo. Essa opção, tão representativa no desenvolvimento regional e econômico do RS, é fruto do trabalho e da união de toda uma comunidade engajada. O nosso Estado é líder em voos regionais e com mais voos ligando municípios do interior a São Paulo. Até o fim do ano, teremos seis cidades gaúchas com operações da GOL ligando ao estado de SP, além da nossa capital. Isso comprova o acerto do governo na implantação do Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional”, diz Ranolfo Vieira Júnior, governador do Rio Grande do Sul.

“Um grande passo para a expansão de toda a aviação regional do Rio Grande do Sul foi dado, hoje, com o voo direto de Santo Ângelo para São Paulo. Além de encurtar as distâncias entre a população missioneira com o país e o mundo, essa rota aérea contribui para o desenvolvimento econômico e turístico de toda a região. Não há progresso sem logística e conexão”, comemora o deputado federal Frederico Antunes, presidente da Frente Parlamentar da Aviação Regional.

Até 2021, a GOL mantinha operações em três cidades gaúchas: Porto Alegre, Caxias do Sul e Passo Fundo. Só em 2022, inaugurou duas novas bases no Estado, em Pelotas (17 de janeiro), voando também com o Boeing 737-700, e Uruguaiana (26 de abril), com voos operados pela parceira VOEPASS, que utiliza a aeronave ATR-72, com capacidade para 68 passageiros, a serviço da GOL. Após Santo Ângelo, a cidade de Santa Maria será o quarto e novo destino a receber os voos da Companhia, a partir de 1º de novembro, igualmente em parceria com a VOEPASS. Serão, ao todo, sete localidades contempladas pela GOL no Rio Grande do Sul.

A partir de hoje, 18, a distância entre os clientes de Santo Ângelo e região e o aeroporto de Guarulhos será de apenas 1h45min de voo. Neste hub da GOL, os passageiros terão acesso rápido a mais de 35 destinos nacionais e outros tantos internacionais disponibilizados pela própria GOL, além das companhias parceiras. Brasileiros dos mais diversos estados, por sua vez, encontrarão em Guarulhos a possibilidade de se destinar ao noroeste gaúcho com conforto, agilidade e segurança – valor número 1 da Companhia.

Os bilhetes para Santo Ângelo podem ser adquiridos no site e no aplicativo da Companhia, nas lojas GOL nos aeroportos, no site e aplicativo da Smiles, pelo telefone da Central de Relacionamento (0300 115 2121) e nas agências de viagem.

Confira, abaixo, as frequências e horários para Santo Ângelo (RS):

GUARULHOS – SANTO ÂNGELO: DE 18 A 29/10/2022

Fonte: Assessoria de Imprensa da GOL