Garruchos sedia reunião microrregional da Emater/RS-Ascar

Foto: Divulgação

Extensionistas vindos de 23 municípios participaram na segunda-feira, 24, em Garruchos, de reunião microrregional da Emater/RS-Ascar, instituição que atende a milhares de famílias da região através da Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters). O grupo foi recepcionado na Câmara de Vereadores, onde discutiu ações de trabalho e a campo conheceu as atividades realizadas junto à família de Nara Alves Santiago e Jorge Ailto Moraes Ramos.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

O prefeito, Roland Schatz, esteve na abertura da reunião e, representando a hospitalidade da comunidade garruchense, saudou a todos e reforçou a satisfação de receber o grupo. O gerente regional da Emater/RS-Ascar, José Vanderlei Waschburger, destacou que escolher Garruchos como município anfitrião oportuniza mostrar que mesmo com as distâncias e desafios, a Aters se adapta e apresenta alternativas e soluções às demandas locais.

A reunião também foi prestigiada pelos secretários municipais da Fazenda e de Agricultura, José Dorval Diniz dos Santos e Sergio de Oliveira Batista, respectivamente, funcionários da Secretaria Municipal de Agricultura e teve o apoio da equipe técnica da Câmara Municipal de Vereadores.

Para reforçar a união entre as equipes, a extensionista do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar Cassiana Maria Marin Krebs, e do Escritório Regional Lisete Primaz conduziram uma dinâmica inicial.

O trabalho de Extensão Rural em Garruchos 

A equipe municipal, formada pelos extensionistas Ezequiel Perini Pavelacki e Cassiana Maria Marin Krebs e pela estagiária Priscila Santiago Pereira, apresentou o trabalho de Extensão Rural realizada no município que possui 2.924 habitantes (estimativa do IBGE em 2019) em 80 mil hectares, ou seja, uma densidade demográfica de quatro habitantes por km².

O público assistido pela Aters em Garruchos é plural, abrangendo agricultores familiares, pecuaristas familiares, pescadores artesanais, assentados da reforma agrária, agricultores urbanos e agricultores capitalizados. Até outubro, em torno de 600 famílias já haviam sido assistidas pelo Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar somente neste ano.

Para bem atender ao público, o chefe do escritório municipal, Ezequiel Pavelacki, destaca o conceito de trabalho da equipe que envolve diálogo permanente, interação e troca de experiências, interdisciplinaridade, corresponsabilidade e parcerias diversas. Em relação ao público, também são levados em conta as características de cada família em relação aos valores culturais, predisposição a investimentos, interesses, relações de confiança e acesso a mercados.

O planejamento é realizado de forma dialógica, com a participação dos Conselhos Municipais de Assistência Social, de Desenvolvimento Rural, de Saúde, de Turismo e de Mulheres. Também se destaca a relação com as parcerias para abranger um número maior de atividades e de famílias, com um trabalho mais completo e continuado através do esforço conjunto com Prefeitura e secretarias, Sindicatos, Defesa Civil, agentes financeiros e feirantes.

São realizados atendimentos individuais com foco no social e no econômico, assim como realizado o trabalho com grupos de interesse, entre eles a Associação da Pecuária Familiar, grupos nas comunidades e sede, Associação de artesãos e com as escolas da rede pública de ensino.

Pavelacki destaca que para o êxito dos resultados são adotadas estratégias como respeitar o contexto e ser parte da comunidade local, envolver as parcerias na maior quantidade de atividades possível, participar solidariamente das proposições dos parceiros e importar-se para além das metas estabelecidas, lembrando da responsabilidade de transformar vidas.

Planejamento das ações

As equipes municipais estão envolvidas no processo de planejamento institucional das atividades a serem realizadas no ano de 2023, portanto, muitos dos temas discutidos durante a reunião em Garruchos devem inspirar ações e estratégias.

Na oportunidade, o extensionista do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Santa Rosa Jorge João Lunardi abordou aspectos legais e sanitários do abate de animais para venda e consumo familiar. Também os extensionistas Fernando Berwanger, Gilmar Vione e Marco André Junges orientaram sobre o planejamento de atividades prioritárias, assim como o supervisor da microrregião, Joney Braun.

A campo, conheceram a experiência da família de Nara Alves Santiago e Jorge Ailto Moraes Ramos, onde foram abordadas temáticas como pecuária familiar, ovinocultura, reservação de água, artesanato em lã, soberania e segurança alimentar, juventude rural, associativismo e cuidados com a qualidade de vida.

Entre os destaques dos resultados do trabalho de Aters apresentados durante a visita guiada esteve a fala de um integrante da Associação da Pecuária Familiar, Francisco Sarmento Sasso, que reiterou os resultados através do associativismo, permitindo conquistas como compra conjunta, menor custo de produção e de gastos com medicamentos através de alternativas como o uso de homeopatia, a mobilização comunitária e união entre as famílias. O grupo se prepara para promover junto com as parcerias, no dia 1º de dezembro, a Primeira Edição da Festa do Cordeiro de Garruchos, que tende a ser um dos maiores eventos do município.

A visibilidade recebida pelo artesanato local, através da participação do Concurso Estadual de Artesanato em Lã Ovina, promovido pela Emater/RS-Ascar em 2021 também foi reiterada durante a visita. Menos de um ano depois, o grupo de artesãs já comercializou mais de 900 baixeiros, além de outras peças típicas, em função da ampliação do mercado, garantindo mais renda e autoestima à comunidade local.

Ao final, o grupo de extensionistas foi agraciado ainda com uma geleia de mocotó, especiaria típica da gastronomia local.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional de Santa Rosa – Jornalista Deise A. Froelich