Maria Lurdes Brondani é Mulher de Vanguarda 2022

Fotos: Alcides Figueiredo/Rádio São Luiz

Na tarde de segunda-feira, 12 de dezembro, a Câmara Municipal de São Luiz Gonzaga realizou Sessão Solene para a entrega da láurea Mulher de Vanguarda 2022 à primeira dama do município, Maria Lurdes Brondani, indicada para receber a homenagem pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher – COMDEMULHER.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Maria Lurdes Brondani foi escolhida pelo importante trabalho voluntário realizado na coordenação e execução das atividades relacionadas ao Natal Luz das Missões, desde a mobilização, no incentivo e na adesão da comunidade nas ações relacionadas a decoração e programação do natal em São Luiz Gonzaga, resultando no fomento à cultura, turismo e desenvolvimento econômico e sustentável do município, bem como no despertar do espírito natalino de solidariedade e união em toda a comunidade.

Histórico – Maria Lurdes Brondani, nascida em São Pedro do Sul, em 9 de agosto de 1949, é filha de Hilário Rezer e Angelina Dalla Costa Rezer. Irmã de Marli Terezinha Rezer Rauber e Ana Maria Rezer Luca, é casada com Sidney Luiz Brondani, atual prefeito de São Luiz Gonzaga, e mãe de Thiago Luiz Brondani.

Aos cinco anos, se mudou para a localidade do Rincão do Sossego, interior de Santo Ângelo. Aos 10 anos, a família se mudou para mais próximo da cidade de Santo Ângelo, onde iniciou os trabalhos em uma leiteria. A rotina da família iniciava às 4h30min, para atender os afazeres da atividade, antes das crianças seguirem para a escola.

Em 1º de outubro de 1961, perdeu o pai, vítima de um acidente. Aos 12 anos, vendo o sofrimento inconsolável de minha mãe e como irmã mais velha, se sentiu responsável pela família.

Com o sonho de cursar Magistério, aos 12 anos, buscou sozinha uma bolsa de estudos na Escola Particular Tereza Verzeri, cursando as quatro séries do ginásio na instituição de ensino, para depois, seguir para o Magistério. Acabou não conseguindo a bolsa para o Magistério e devido à situação financeira da família, precisou aliar os estudos com o trabalho fora, decidindo cursar Contabilidade na Escola Sepé Tiaraju. Graças ao curso, atuou em escritório de contabilidade, alcançando o cargo de gerente da empresa aos 18 anos.

Em 1971, ingressou no curso de Ciências Físicas e Biológicas da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Santo Ângelo, se formando em 1974.

Em 5 de maio de 1973, pediu demissão do escritório de contabilidade, local em que trabalhou por seis anos. No dia 7 de maio de 1973, ingressou no Magistério Estadual, realizando assim o sonho de ser professora e se mudando para São Luiz Gonzaga. Na época, atuou na Escola Estadual de 1º Grau João de Castilhos, na comunidade de João de Castilhos, e na Escola Estadual de 1º Grau Pe. Augusto Preussler, de Afonso Rodrigues, ambas no interior de São Luiz Gonzaga.

Em 11 de julho de 1975, casou com o professor Sidney Luiz Brondani, o qual conheceu na Escola Estadual Pe. Augusto Preussler, com o qual compartilha a vida até hoje.

Em 1983, foi transferida para a área urbana de São Luiz Gonzaga, atuando na 32ª Coordenadoria de Regional de Educação (CRE). No mesmo ano, iniciou o curso de licenciatura plena em Ciências Físicas e Biológicas na Universidade Fidene, de Ijuí, concluindo o curso em 26 de março de 1985. Em 1985, iniciou a pós-graduação em Biologia na Fidene, recebendo o diploma em 10 de dezembro de 1986.

De 1985 a 1988, trabalhou na Escola Estadual de 1º Grau Leovegildo Paiva, atualmente o Instituto Estadual de Educação Professor Osmar Poppe. De 1989 a 1992, foi cedida para atuar na Secretaria Municipal de Educação de São Luiz Gonzaga.

Em meio às atividades profissionais, em 19 de julho de 1989, foi abençoada com o amado filho, Tiago Luiz Brondani.

De 1993 a 1995 foi cedida para a Secretaria Municipal de Educação de Dezesseis de Novembro, com o objetivo de trabalhar no processo de autorização do ensino de 2º grau no município vizinho. Graças à experiência que adquiriu na Coordenadoria de Educação e com a colaboração das colegas da secretaria, conseguiram com sucesso a provação do ensino de 2º grau.

De 1992 a 1996, trabalhou na universidade URI de São Luiz Gonzaga, pedindo demissão por motivos de saúde. Em abril de 1996, foi nomeada para a Escola Estadual de 1º Grau João Aloísio Braun, onde trabalhou por 14 anos. Em 26 de outubro de 2010, foi transferida para São Lourenço, para atuar na Escola Estadual de 1º e 2º Grau Terezinha Medeiros Schneider, onde se aposentou em 26 de abril de 2019, após 10 anos de atuação no educandário.

Maria Lurdes Brondani trabalhou no Magistério por 46 anos, participando no desenvolvimento e realização de projetos programados pelas escolas e pelos círculos de pais e mestres.

Em 1º de janeiro de 2017, se tornou a primeira-dama de São Luiz Gonzaga, posição que ocupa até os dias de hoje. Como primeira-dama, atua em projetos junto à Secretaria de Ação Social e Comunitária e ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), com grupos de mulheres voluntárias nos bairros do município. Os projetos têm o objetivo de oportunizar o convívio social, de trabalho, de entretenimento e alternativas de renda.

Desde 2017, junto com a Secretaria de Turismo e Cultura, Secretaria de Ação Social e Comunitária, entidades e empresas do município, coordena o Natal Luz das Missões, revivendo o espírito natalino em São Luiz Gonzaga, levando para a comunidade uma mensagem de união e esperança.

Pela Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de São Luiz Gonzaga