Covid-19 volta a preocupar e coordenadora do Centro de Saúde destaca importância da vacinação
A enfermeira e coordenadora do Centro de Saúde de São Luiz Gonzaga, Agueda Martins Balbé, falou à Rádio São Luiz, nesta quarta-feira, 21, sobre o crescimento dos casos de Covid-19 no município. Segundo a enfermeira, esse aumento se deve à nova variante BQ1 da Ômicron, que é mais transmissível.
A enfermeira confirmou que até esta terça-feira, 20, haviam 137 casos ativos no município. Ainda segundo informações do Hospital São Luiz Gonzaga (HSLG), até às 14h30 desta quarta-feira, havia um paciente internado na Ala Covid do hospital. O paciente é um homem de 75 anos que está respirando com suporte de oxigênio. O outro paciente anteriormente internado, outro homem de 64 anos, recebeu alta ontem.


Esquema vacinal completo ajuda a reduzir circulação do vírus – Foto: Pixabay
Agueda Balbé destaca que para reduzir a circulação do vírus é necessário que 80% da população esteja com o esquema de vacinação completo, que para adultos até 40 anos é de três doses e acima de 40 quatro doses. “É importante que as pessoas que ainda não completaram seu esquema básico procurem a saúde e façam essa vacina”, afirmou a enfermeira.
Ainda de acordo com Balbé, é necessário retomar os cuidados e o uso de máscaras, em especial nos ambientes de saúde e durante as festas de Natal e final do ano, quando as aglomerações tendem a aumentar.
Por conta do número de casos de Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de São Luiz Gonzaga retomou o atendimento do Ambulatório de Covid no turno da noite, das 18h às 22h. A Unidade é voltada para atendimento exclusivo de pacientes com sintomas gripais.
Fonte: Rádio São Luiz, HSLG e Semsa
Por Micael dos Santos Olegário