Presidente da Coopatrigo e Fecoagro fala sobre cooperativismo e faz avaliação do ano

O presidente da Coopatrigo e presidente da Fecoagro, Paulo Cezar Vieira Pires, concedeu entrevista à Rádio São Luiz, na manhã desta segunda-feira, 26 de dezembro. Durante a conversa, Pires falou sobre o cooperativismo e seu trabalho junto a Cooperativa Tritícola Regional São-Luizense Ltda (Coopatrigo) e na Federação das Cooperativas Agropecuárias do Rio Grande do Sul (Fecoagro).

foto colorida de Paulo Pires, presidente da Coopatrigo

Presidente destacou importância do cooperativismo na região – Foto: Divulgação/Sescoop

Segundo o presidente da Coopatrigo, o associado é a razão da existência da cooperativa. “Quando o associado vem e faz qualquer operação com a cooperativa, ele está fazendo com a sua empresa. É muito diferente esse grau de relacionamento”. Ainda de acordo com Pires, a transparência e a participação dos associados é fundamental para a gestão e os resultados de uma cooperativa. 

O presidente da Coopatrigo destacou a construção de uma plataforma de comunicação entre seus associados. “A plataforma traz competitividade e um grau de relacionamento muito bom entre os associados e com a cooperativa 24 horas por dia”. Segundo Pires, isso faz com que a cooperativa possa colher bons frutos e resultados. “A Coopatrigo foi premiada com o selo ouro e é a cooperativa com mais associados dentro da sua plataforma”, destacou o presidente. 

Paulo Pires também falou sobre as dificuldades do agronegócio com a falta de chuvas na região e o impacto na Coopatrigo. Apesar disso, de acordo com Pires, o ano foi excepcional para a cooperativa. “As 32 cooperativas que compõem a Fecoagro repetem o ano passado em termos de faturamento, em um momento em que a sociedade em geral tem um retrocesso na questão econômica”, afirmou.

Durante a entrevista, o presidente também falou sobre as ações sociais da Coopatrigo, como o programa “Criança Consciente”, iniciativa voltada para ensinar a importância da preservação ambiental no agronegócio. “Para mostrar para as nossas crianças, que a agricultura de uma forma consciente preserva o meio ambiente, já que nós todos produtores dependemos do meio ambiente”, explica Paulo Pires.

Por fim, Pires destacou a importância da irrigação para aumentar a produtividade na região e no estado. Além disso, ele destacou o uso de produtos químicos menos agressivos ao meio ambiente. “A nossa agricultura, que praticamos aqui, vai mais ajudar o meio ambiente que agredir”, finalizou o presidente da Coopatrigo.

Fonte: Rádio São Luiz