Gestores de Bossoroca fazem prestação de contas na Rádio São Luiz

O prefeito de Bossoroca, José Moacir Dutra, o vice-prefeito de Bossoroca, João Alberto Ourique dos Nascimento, e os secretários municipais concederam entrevista, na manhã desta sexta-feira, 30, à Rádio São Luiz. Na oportunidade, os gestores fizeram uma prestação de contas do ano de 2022.

Durante a entrevista, João Alberto destacou as ações da administração pública em especial na aquisição de maquinários para a secretaria de Agricultura. O vice-prefeito também falou sobre a necessidade de diálogo com a comunidade e o crescimento do número de empresas em Bossoroca. “Vemos que a juventude está tendo mais oportunidade de trabalho e isso é muito bom para o município”, disse. 

Presente na entrevista, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Enerton de Souza Oliveira, explicou as políticas e projetos realizados com o apoio da Emater para construção de cisternas para produtores locais. Além disso, Enerton Oliveira salientou a distribuição de mudas e projetos de estufas.

Também para mitigar os efeitos da estiagem, a administração buscou o apoio dos governos Estadual e Federal. “Fomos buscar recursos e recebemos em torno de R$317 mil para aquisição de kits de alimentação para distribuição na comunidade”, contou o secretário. Para finalizar, Enerton Oliveira detalhou outras das atividades na área animal e de meio ambiente em Bossoroca.

O prefeito falou sobre o bom relacionamento com as secretarias para atender as demandas da população. “Essa engrenagem harmônica que nós temos que ter na administração pública”, afirmou. Um dos temas principais da prefeitura de Bossoroca para o próximo ano é investir em habitações em parceria com o governo do Estado. 

Segundo a secretária de Administração, Patrícia Marques, foram concedidos diferentes aumentos para os servidores do município ao longo do ano. Em 2023, a prefeitura pretende realizar um concurso público para suprir necessidade de profissionais em alguns setores. Em termos de desenvolvimento urbano, a secretária falou sobre um projeto para estimular a compra de terrenos. “Disponibilizamos 15 terrenos, sendo 10 vendidos com um preço mais acessível e estamos finalizando a entrega”, afirmou.

Marques também é responsável pela secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico. Ela destacou obras e reformas feitas pela administração durante o ano. A ideia da secretária é inserir Bossoroca em roteiros turísticos locais e regionais. “Recentemente também foi concluída a revitalização da Praça Porfírio Pereira, com nova iluminação, academia ao ar livre e brinquedos”, complementou Marques.

Dutra também comentou sobre o recebimento de recursos por meio de emendas parlamentares e a necessidade de responsabilidade com as finanças, em especial em um período de estiagem. “Estamos em uma seca novamente e temos que ter prudência”, explicou o prefeito. 

Demais secretarias

O secretário de Educação e Cultura, Luiz Antônio Kersch, detalhou algumas das ações desenvolvidas pela pasta, com seminários, cursos de formação e eventos culturais. “Prestamos apoio às escolas no sentido de material didático e de manutenção”, destacou o secretário.

De acordo com Dutra, na área da educação o foco esteve em contratar mais profissionais para suprir o déficit de aprendizagem durante a pandemia de Covid-19. O prefeito também falou sobre a ideia de envolver o uso de tecnologia nas salas de aula.

Uma das novidades de Bossoroca na área da educação foi a implementação de um projeto para identificar o nível de aprendizado dos alunos em matemática, em parceria com a franquia “Super Gênio”. Kersch abordou também as aquisições e investimentos em reformas em escolas do município.

A secretária de Saúde, Eusmara Reis Carvalho, trouxe em sua entrevista números das ações voltadas para a área. Ela também comentou sobre as parcerias do município com consórcios regionais e outras iniciativas ligadas à saúde. Eusmara Carvalho também disse esperar que no próximo ano possam ser retomados os eventos da pasta.

Na área social, o secretário de Assistência Social, Rafael Ferreira Andres, detalhou algumas das ações da pasta no município, tanto em termos de assistência e em ações de estímulo ao esporte local. “Temos o grupo da melhor idade com em torno de 80 idosos e eventos semanais”. O secretário também abordou números de atendimentos e aquisições feitas neste ano.

Na avaliação das contas, o secretário de Fazenda, Luiz Hevando Rocha Medeiros, afirmou que apesar de algumas dificuldades, a arrecadação e as receitas do município fecharam o ano de forma positiva. “Fizemos algumas adequações e informatizamos algumas áreas para que a população tivesse mais acesso”, destacou Medeiros.

Na infraestrutura, o secretário de Obras e Trânsito, Marcelo Andres Aquino, relatou a informatização dos serviços da pasta como uma forma de facilitar e otimizar os serviços. Além disso, Aquino detalhou projetos de reformas feitas ao longo do ano no município. Segundo ele, para 2023 a ideia é revitalizar o estádio e centro de eventos de Bossoroca e aumentar a pavimentação de estradas.

Confira a íntegra das entrevistas no Facebook da Rádio São Luiz

Fonte: Rádio São Luiz