Nível de água do Arroio Ximbocuzinho pautou reunião entre Executivo Municipal, Corsan e APARP


Entidades irão desenvolver campanha em conjunto com a prefeitura para conscientizar população – Foto: Prefeitura Municipal de São Luiz Gonzaga
O abastecimento de água no município e os níveis do Arroio Ximbocuzinho – uma das principais fontes de abastecimento de São Luiz Gonzaga – pautaram reunião com representantes da Administração Municipal, Corsan e Associação de Proteção Ambiental Amigos do Rio Piratini (APARP). Durante a reunião, as entidades destacaram a importância do uso consciente da água a fim de evitar racionamento.
O encontro contou com a presença do prefeito, Sidney Brondani; do secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Atanásio Santiago; do gerente da unidade local da Corsan, Jonas Ostroski; do agente em tratamento de água, Alex Ramos; do presidente da APARP, Luiz Henrique Torres Weber; e do vice-presidente da associação, Eduardo Torres.
Durante a reunião, o agente em tratamento de água, Alex Ramos, comentou sobre a situação do curso de água. “A baixa quantidade de chuvas em 2022 e a forte estiagem que ocorreu em 2021, contribuíram para os baixos níveis de água no Arroio Ximbocuzinho. A água é única e não tem substituta. Então, para não termos que entrar em racionamento, pedimos a conscientização da população e o uso racional da água tratada. Não é um aviso radical, para gerar pânico, mas precisamos utilizar a água de forma consciente, pensando de forma coletiva, pensando em toda a população”, afirmou.
O prefeito, Sidney Brondani, destacou sobre o trabalho desenvolvido pelas duas entidades no município, em alertar e conscientizar a população. “A prefeitura é parceira para auxiliar em ações que busquem a conscientização da comunidade para o uso da água, a fim de que não falte para ninguém”. Na oportunidade, foi definido que uma campanha de conscientização será desenvolvida em parceria entre a prefeitura, APARP e Corsan, com informações para o uso consciente da água.
A Corsan, por meio do gerente local, Jonas Jesiel Ostroski, destaca algumas atitudes simples que podem ser adotadas pela comunidade para evitar o desperdício de água. Confira:
– Tomar banhos curtos, de preferência abrindo a água do chuveiro somente para o enxágue. O mesmo cuidado deve ser observado ao escovar os dentes;
– Molhar as plantas com regador e optar por fazer essa tarefa no início da manhã ou no final da tarde, para diminuir a evaporação;
– Evitar lavar a calçada, e, caso seja necessário em alguma área específica, use balde, vassoura e águas de reuso (como de máquina de lavar roupa ou água da chuva armazenada).;
– Não lavar o carro com mangueira, utilizando balde e esponja para controlar a quantidade de água;
– Ficar atento a vazamentos em canalizações, torneiras e descargas, se for o caso, conserte-os com urgência;
– Se tiver máquinas de lavar roupa ou louça, utilize na carga máxima;
– Conversar com pessoas de todas as idades sobre esse tema e ajudar a ampliar a consciência sobre o nosso consumo da água.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da Corsan