Prefeito e secretários de São Luiz Gonzaga fazem avaliação do ano na Rádio São Luiz

O prefeito de São Luiz Gonzaga, Sidney Brondani, esteve nesta sexta-feira, 30, fazendo uma prestação de contas na Rádio São Luiz. Na ocasião, o prefeito comentou sobre algumas das principais ações e pautas da administração durante o ano. Também falaram os secretários municipais e o vice-prefeito, José Antônio Werle.

Durante a entrevista, o prefeito destacou o foco da sua administração em melhorar a infraestrutura do município. “Os recursos extras que nós conseguimos sempre destinamos para a área de infraestrutura”. Conforme Brondani, estas melhorias ajudam a dar melhores condições de moradia e valorizam os empreendimentos locais, além de atrair mais investimentos, principalmente na área de construção civil. “A própria sensação de viver, a dignidade humana de ter a sua rua calçada, muitas vezes lá no fundo da vila, um local que nunca ninguém imaginou que iria chegar”, afirmou o prefeito.

De acordo com Brondani, São Luiz Gonzaga possui relevância regional por seu protagonismo como município. O prefeito também comentou sobre algumas das dificuldades ao longo do ano. “A Covid-19 foi uma das grandes preocupações, no meio do ano deu uma aliviada e agora preocupa novamente”, explicou. 

Segundo ele, a estiagem com grandes prejuízos para as lavouras e produtores, também foi uma das principais dificuldades enfrentadas pela administração. “São situações que o gestor público tem que se moldar e estar preparado”, complementou Brondani.

Em seu sexto ano como prefeito do município, Brondani disse estar feliz pelo crescimento e desempenho local. “Estou muito feliz por ver que nosso município todos os anos está avançando um pouco”. O prefeito também comentou sobre a relação harmônica com as entidades e o legislativo de São Luiz Gonzaga e do recebimento de recursos por emendas e pelos governos Estadual e Federal.

Secretarias municipais

Agricultura – O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Atanásio Santiago, falou sobre as ações voltadas à estimular a manutenção dos produtores rurais no campo. “Estamos com o maquinário todo recuperado para prestar serviço à comunidade em dia”, comemorou o secretário. Em 2022, São Luiz Gonzaga recebeu verbas para construção de açudes e cisternas através do Programa Avançar na Agricultura do governo do Estado. 

O secretário detalhou algumas ações em comunidades do interior do município. Santiago também comentou sobre aquisições de veículos e maquinários feitas através de emendas parlamentares. “Estamos fazendo também um processo seletivo para o início do ano para a contratação de mais funcionários”, finalizou o secretário de agricultura.

Saúde – Segundo a secretária de Saúde, Clari Ramborger, uma das principais dificuldades na área foi a falta de médicos. Apesar disso, segundo ela, “o saldo foi positivo, porque várias pessoas que chegaram aqui foram atendidas. Foram muitos atendimentos feitos”. Ramborger também apresentou números da pasta no ano e destacou aquisições de equipamentos e reformas em postos de atendimento.

Educação – Em 2022, as aulas foram todas presenciais e o foco foi a retomada da educação, esta foi a avaliação da secretária de Educação e Esporte, Mariza Klein Ditz, sobre o trabalho durante o ano. Ela também comentou sobre as atividades de formação para os professores. “Temos a participação no colóquio, onde foram trabalhados diversos temas, tanto para a questão de sala de aula, como para o emocional”, explicou a secretária.

De acordo com Mariza Ditz, um dos destaques da área foi a instalação da plataforma de ensino “Inov Web” voltada para professores e alunos. “Eles podem digitar o conceito que talvez não entenderam e vão ter videoaulas, jogos e tudo de forma selecionada para cada série e turma”. A secretária ressaltou ações na área cultural e artística, com foco no empreendedorismo e investimentos em acessibilidade.

Obras – O secretário de Obras e Viação, Mário Trindade, fez uma avaliação das atividades desenvolvidas em diferentes comunidades e setores, principalmente na recuperação de pontes e estradas do município e no setor de tubulações. Na construção civil, Trindade destacou o trabalho da equipe e funcionários, de acordo com ele, foram feitas mais de 200 atividades ao longo do ano.

Ação Social – A secretária de Ação Social e Comunitária, Nelvia Letícia Tavares, trouxe dados dos atendimentos feitos pela secretaria em 2022. Tavares também destacou o trabalho feito no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e ações voltadas para grupos vulneráveis. “Estamos sempre de portas abertas, seja para fazer alguma denúncia ou em caso de alguma vulnerabilidade”, frisou a secretária.

Planejamento – Segundo o secretário de Planejamento e Gestão, Francisco Lourenço, o foco da pasta foi em obras de pavimentação com concreto usinado. Para 2023, a previsão é de mais obras em estradas da cidade e interior de São Luiz Gonzaga, além de expansão no espaço industrial. “As coisas não são tão rápidas, mas conseguimos avançar bastante na área industrial”, afirmou Lourenço. Durante a entrevista, o secretário também comentou sobre programas para a construção de casas e pontes no interior do município.

Administração – A secretária de Administração e Desenvolvimento (Semad), Catia Py Budel, apresentou números da pasta e detalhou algumas das aquisições feitas pela administração municipal. “A Semad é a engrenagem que faz tudo girar, porque todas as necessidades das demais secretarias passam por aqui”, ressaltou Catia Budel. A secretária também destacou a contratação de estagiários e as ações voltadas para a segurança no trânsito do município.

Finanças – O secretário de Fazenda, Pedro Heck, fez uma avaliação positiva do ano. “Conseguimos cumprir a folha de pagamento e manter tudo em dia, sem precisar de reforço externo, bancário”. Para o próximo ano, a expectativa do secretário é dar continuidade ao trabalho prestado à comunidade.

Por fim, o vice-prefeito, José Antônio Flach Werle, destacou o trabalho da administração ao longo do ano, principalmente na área de infraestrutura. “Estamos executando o maior projeto de infraestrutura urbana da história de São Luiz Gonzaga, que é a pavimentação de 49 quadras, sendo que 30 já estão concluídas”. Segundo ele, a expectativa é concluir as obras até março de 2023.

Confira a íntegra das entrevistas na página do Facebook da Rádio São Luiz

Fonte: Rádio São Luiz