Manifestantes inconformados com o resultado das eleições invadem o Congresso Nacional em Brasília
Manifestantes bolsonaristas invadiram neste domingo, 8, o Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal, em Brasília. Os participantes do ato antidemocrático entraram em confronto com a Polícia Militar na Esplanada dos Ministérios e conseguiram romper a cerca que dá acesso ao Congresso Nacional. O motivo da invasão é a não aceitação do resultado das eleições de 2022, que deram a vitória a Luiz Inácio Lula da Silva contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
A polícia tentou conter a invasão com spray de pimenta e bombas de efeito moral, mas não teve sucesso. Algumas vidraças do Congresso Nacional foram quebradas e os manifestantes radicais já chegaram até o Salão Verde da Câmara dos Deputados e ao plenário da Casa. Após, parte do grupo também invadiu a sede do Supremo Tribunal Federal e o Palácio do Planalto.
Aos poucos a polícia está retomando os prédios da Praça dos Três Poderes. Por conta da invasão, o presidente Lula decretou intervenção federal na segurança pública do Distrito Federal até 31 de janeiro.