Padre Tarso deixará São Luiz Gonzaga no dia 05 de fevereiro

Padre Tarso. Foto: Kelvin Morais/Rádio São Luiz

Foram 18 anos de sacerdócio no município

Na manhã desta quarta-feira, 11, o padre Tarso Alles, pároco de São Luiz Gonzaga, falou sobre o encerramento do ciclo de seu trabalho no município.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Inserido no sacerdócio desde 1º de janeiro de 1988, Tarso viveu os últimos 18 anos em São Luiz Gonzaga. Ele assumiu em 06 de fevereiro de 2005, e transmitirá a função ao padre Cenir Luís Sturm no próximo dia 05 de fevereiro.

“Mais da metade da minha vida de padre vivi aqui, com muita intensidade e alegria. Sou agradecido a Deus por esse tempo. Se fosse da minha vontade não largaria meu trabalho em São Luiz, mas a mudança faz parte”.

Conforme Tarso, a Igreja Católica vive um período de envelhecimento ou adoecimento de seus padres, por isso a necessidade de renovação. Ele acrescentou que é um momento desafiador, de questionar se o modelo de vocação se esgotou, e explicou que a realidade atual é ampla e complexa, citando o Seminário de Cerro Largo, que fechou, e outras entidades como o Mazzarello e o Insa que também deixaram de existir.

Ao longo da entrevista, Tarso explicou que trabalhou para que as lideranças das comunidades exerçam a fé onde estão inseridos e que acredita que é preciso investir para que as pessoas cumpram esse papel. Sobre assumir a Paróquia de Santo Cristo, ele observou que esteve no local há 40 anos e que será um desafio para o qual será preparado.

Fonte: Rádio São Luiz