Brondani decreta situação de emergência e cita prejuízo de R$ 232 milhões por causa da estiagem

Foto: Kelvin Morais/Rádio São Luiz

Foi assinado no fim da manhã desta sexta-feira, 13, o decreto municipal que declara situação de emergência em São Luiz Gonzaga. O ato ocorreu no gabinete do prefeito Sidney Brondani, com a presença de entidades e órgãos relacionados ao setor primário.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Na sua manifestação, Brondani citou a gravidade do cenário e divulgou que o levantamento até esta sexta-feira, 13, aponta um prejuízo de R$ 232 milhões no município em decorrência da estiagem. O valor equivale a um orçamento anual e meio da prefeitura. Estimasse que esse valor cresça até 2% a cada dia sem chuva.

O chefe do Executivo falou também sobre a escassez da água e não descartou a possibilidade de racionamento a partir da próxima semana na área urbana.

Por fim, Brondani disse que a decretação de emergência pelo segundo ano seguido pode encarecer os custeios da lavoura, pois as instituições financeiras podem considerar a região uma área de risco e elevar as taxas de juro. Ele pontuou, no entanto, que era uma medida necessária para resolver as questões do momento.

O decreto municipal agora será avaliado pela Defesa Civil, para depois ocorrer a definição se será ou não homologado pelo governo.

Parte do público presente na reunião

Fonte: Rádio São Luiz