Prefeito em exercício de São Paulo das Missões expõe situação dramática por causa da estiagem

Foto: Divulgação

O prefeito em exercício de São Paulo das Missões, Moacir Carlos Neis, falou nesta quinta-feira, 19, sobre o momento de dificuldade enfrentado pelo município por causa da estiagem. Segundo o gestor, há cerca de seis meses São Paulo das Missões não registra chuvas acima de 50 milímetros o que vem agravando a deficiência hídrica.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Moacir ressaltou que o município não é banhado por nenhum rio de grande porte e os mananciais menores estão praticamente secos.

Dos cinco poços que abastecem a cidade, hoje dois e meio ainda estão operando. Dois com nível normal e o terceiro, que antes tinha vazão de oito mil litros, hoje está com quatro mil e diminuindo.

Como a água no interior também está acabando, é destes poços da cidade que a prefeitura tem retirado o abastecimento.

Estimasse que São Paulo das Missões tenha 20 mil cabeças de gado, destes cerca de 30% estão sendo abastecidos com água potável. Se a estiagem persistir esse número poderá chegar à metade do rebanho.

Em virtude deste cenário, Moacir decretou racionamento de água das 21h às 5h, todos os dias da semana. Os eventos também foram cancelados, incluindo a Kerbfest Missões. O evento ocorreria de 27 a 29 de janeiro. “Como gestor queremos que tudo funcione, uma festa desse porte gira a economia, mas na situação em que estamos precisamos nos ajudar para manter o funcionamento básico”, falou o prefeito em exercício.

A ideia é ceder a semana de aniversário do município, em maio, para que a comissão organizadora possa realizar o evento.

Fonte: Rádio São Luiz