Canil de São Luiz Gonzaga ainda tem capacidade abaixo da demanda
A avaliação de que o canil ainda precisa ampliar a capacidade de abrigo foi feita pelo vereador Laureano Castilho nesta semana. Mesmo após o investimento de mais de R$ 160 mil, o local comporta um número limitado a 20 cães.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
O parlamentar reconheceu que a melhora na infraestrutura foi considerável, contudo o local deixa a desejar neste ponto fundamental, tendo em vista que a demanda no município é muito grande. Laureano cuida de aproximadamente 40 cães, sendo mais de 30 em sua própria residência.
O assunto veio à pauta por causa do aumento dos casos de abandono. Este período de férias historicamente contribui para que os casos se avolumem e sobrecarreguem as lideranças e entidades envolvidas na causa animal.
Mais do que a preparação de espaços para receber estes animais, é preciso que a sociedade passe a observar a questão com mais atenção, controlando o nascimento de filhotes que poderão vir a ser abandonados.
Sobre o castramóvel, um serviço que será importante no auxílio ao controle da população canina, Laureano explicou que somente no dia 03 de março haverá movimentação, pois até lá o Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) está em recesso. É necessária a autorização do órgão para que o serviço funcione.
Fora o castramóvel, existe um projeto de castração mantido com recursos da Câmara, articulado por Laureano, que tem contribuído na castração de fêmeas caninas e felinas, evitando, nos últimos dois anos, o nascimento de quase três mil filhotes.
Fonte: Rádio São Luiz