Bióloga destaca importância da separação de resíduos para reciclagem mesmo sem a coleta seletiva
A bióloga bossoroquense Letícia Dutra falou em entrevista sobre a importância da reciclagem e da separação adequada dos resíduos. Segundo Letícia, mesmo em municípios sem coleta seletiva, é fundamental que as pessoas adotem medidas simples para separar o lixo, como deixar o papelão do papel higiênico em um recipiente separado.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
A bióloga relatou uma palestra que assistiu com um catador que trabalha em uma central de reciclagem em Novo Hamburgo. Segundo ele, mesmo que o município não tenha coleta seletiva, se os resíduos chegarem ao local de descarte separados, facilita o trabalho das pessoas que estão reciclando.
Letícia destaca que a separação adequada do lixo não deve ser vista como uma questão apenas para quem mora em municípios com coleta seletiva, mas sim como uma responsabilidade de todos. Ela lembrou que já morou em diversas cidades que não tinham esse tipo de serviço, mas mesmo assim fazia a separação correta dos resíduos.
Além disso, a bióloga ressaltou a importância de ensinar desde cedo as crianças sobre a separação de resíduos e a reciclagem. Segundo ela, os pais são os primeiros educadores e devem ensinar seus filhos sobre a importância dessa prática. Nas escolas, as crianças são as que mais facilmente aprendem e cobram depois professores e pais.
Fonte: Rádio São Luiz