Presidente da Assembleia Legislativa do RS se mostra receptivo às demandas de São Luiz Gonzaga

Foto: Marcelo Bertani/ALRS

O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, deputado Vilmar Zanchin (MDB), falou nesta terça-feira, 14, sobre os desafios inerentes ao cargo que assumiu recentemente e a atenção às pautas regionais. Ele citou a relação de amizade que possui com o vice-prefeito Piti Werle, destacando que “fará de tudo para colaborar nas demandas” do município, especialmente nas áreas de saúde e infraestrutura.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Zanchin iniciou a entrevista lamentando a morte do ex-ministro Eliseu Padilha, aos 77 anos, ocorrida ontem, ressaltando a longa carreira política do emedebista gaúcho, que foi ministro dos governos de Fernando Henrique Cardoso, Dilma Rousseff e Michel Temer.

Sobre o cargo de presidente da Assembleia, o parlamentar citou que o Legislativo Gaúcho pode ser considerado um exemplo, pois a escolha da presidência e da mesa diretora, entre outros espaços de lideranças, ocorre por divisão entre todas as bancadas. “Canalizamos energia para o cumprimento do mandato e não gastamos tempo com disputa interna”, comentou.

Zanchin ainda falou que em sua gestão os projetos vão tramitar conforme as regras da casa, sem privilégios de temas. Ele deixou claro, no entanto, que os direcionamentos prioritários do governo são para a educação, citando a necessidade de o estado recuperar o protagonismo nessa área. Questionado sobre a divergência entre o aumento dos salários de professores proposto pelo governo e o solicitado pelo sindicato, Zanchin disse que “isso é da democracia e que a partir de agora é preciso ocorrer o debate dentro da Casa”.

Fonte: Rádio São Luiz