Mobilização dos trabalhadores rurais em Porto Alegre reúne mais de duas mil pessoas

Fotos: Rafael Dalenogare Paz

Um grupo de mais de duas mil pessoas está mobilizado em Porto Alegre nesta quinta-feira, 30, em um grande ato da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul – FETAG-RS. A mobilização se assemelha a outros grandes movimentos como o Grito de Alerta e o Grito da Terra, e está sendo chamado de “Grito da Estiagem”.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Conforme o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Luiz Gonzaga e Rolador, Rafael Dalenogare Paz, que está na capital junto de cerca de outras 100 pessoas da região, o grupo, nesta manhã, está posicionado em frente ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Rafael destaca que já são 60 dias de negociação, mas de nenhum anúncio efetivo. Ele lembrou que os números atestam as dificuldades vivenciadas pelo homem do campo nesta seca, com redução na colheita, perdas na pecuária, na produção leiteira, entre outras.

O presidente acrescentou que ano passado foi realizado ato semelhante e só então se obteve resultado. A expectativa é que mais uma vez as pautas sejam atendidas.

Na tarde de hoje, o vice-presidente Geraldo Alckmin deverá se reunir com representantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) e há possibilidade de alguma resposta para essas demandas. A Regional Missões II está na Capital Federal representada pelo seu presidente Márcio Langer.

À tarde, a mobilização em Porto Alegre vai se concentrar em frente ao Palácio Piratini. A informação é que o governador Eduardo Leite e ministros vão recepcionar os dirigentes da Fetag. Da mesma forma, as lideranças do meio sindical cobram o governo estadual por medidas efetivas.

Entre as principais pautas dos agricultores estão o pedido por crédito emergencial, rebate no Pronaf e medida emergencial para que os agricultores possam comprar o milho Conab.

Fonte: Rádio São Luiz