São Luiz Gonzaga amplia grupos prioritários da vacinação bivalente contra a Covid-19

Foto: Arquivo / Prefeitura de São Luiz Gonzaga

Confira quais são os grupos e a documentação necessária para receber a dose do imunizante  

Desde o início da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19, mais de 90 mil doses já foram aplicadas em São Luiz Gonzaga (contabilizando 1ª dose, 2ª dose, 3ª dose e doses de reforço). Com a destinação de mais imunizante e seguindo as orientações do Ministério da Saúde, o município ampliou o público-alvo da vacinação bivalente contra a Covid-19.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Atualmente, podem receber o imunizante os seguintes grupos prioritários: idosos com 60 anos ou mais; pessoas vivendo em instituições de longa permanência, a partir de 12 anos (ILP e RI), e os trabalhadores desses locais; pessoas imunocomprometidas, a partir de 12 anos; indígenas, ribeirinhos e quilombolas (a partir de 12 anos); gestantes e puérperas; trabalhadores da saúde; pessoas com deficiência permanente (a partir de 12 anos); população privada de liberdade e adolescentes em medidas socioeducativas; e funcionários do sistema prisional.

Para a vacinação, a pessoa deverá ir até a unidade de saúde da sua área de domicílio, portando o CPF, cartão SUS e o comprovante das doses anteriores. Para receber a dose de reforço com a vacina bivalente é necessário possuir o esquema básico completo, com pelo menos três doses da vacina monovalente.

Comorbidades – De acordo com a Nota Técnica nº 17/2023, do Ministério da Saúde, as pessoas com comorbidades foram incluídas como grupo prioritário para receberem as doses de reforço com a vacina Covid-19 bivalente.

Estão incluídas no grupo, diabéticos; pessoas com pneumonia crônica grave; hipertensão arterial (resistente e estágio 3 e estágio 1 com lesão de órgão-alvo); insuficiência cardíaca; cor-pulmonale e hipertensão pulmonar; cardiopatia hipertensiva; síndromes coronarianas; valvulopatias; miocardiopatias e pericardiopatias; doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas; arritmias cardíacas; cardiopatias congênitas no adulto; próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados; doenças neurológicas crônicas e distrofias musculares; doença renal crônica; hemoglobinopatias e disfunções esplênicas graves; obesidade mórbida; Síndrome de Down e outras síndromes genéticas; e doenças hepáticas crônicas.

Para a imunização, as pessoas que integram esse grupo devem ter de 12 a 59 anos; ter realizado, no mínimo, duas doses de vacina monovalente; ter feito a última dose há 4 meses ou mais. A pessoa deve comparecer à unidade de saúde da área de domicílio com o cartão SUS e a carteira de vacinação.

Por Larissa Dorneles / Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da SEMSA