Prefeito Brondani comenta sobre a audiência pública realizada pelo HSLG

Foto: Arquivo/Rádio São Luiz

O prefeito Sidney Brondani falou nesta segunda-feira, 17, sobre a audiência pública de prestação de contas do Hospital São Luiz Gonzaga realizada na semana passada. Ele lembrou que esse processo já foi realizado em outros anos, reforçando que “as informações sempre foram transparentes”.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

O chefe do Executivo destacou que os números apresentados revelam que a instituição possui problemas de ordens financeiras, pois a despesa é maior que a receita. Ele voltou a comentar que a tabela SUS é defasada e as contas só são pagas por causa do aporte das emendas parlamentares e dos vereadores, que são oriundas de recursos do município.

Brondani também comentou sobre os 2,6 milhões que serão utilizados na construção da UTI. Ele afirmou que ficou bem claro como funciona o repasse do recurso, uma vez que a liberação de dinheiro é feita pelo próprio governo assim que as etapas são concluídas, ou seja, não é um recurso que está em qualquer conta do hospital, mas sim na Caixa, empenhado.

Outra informação compartilhada pelo prefeito é a de que uma comissão, com representantes de diversos segmentos da sociedade, está estudando uma maneira para que o Hospital seja devolvido à Sociedade Hospitalar que é a proprietária de fato da casa de saúde.

Brondani admitiu que sempre há margem para melhorias, que um dos gargalos da casa de saúde seria a recepção, que precisa melhorar. Mesmo assim, Brondani destacou que o Hospital, ainda que seja alvo de reclamações, é um local de extrema importância para o município, e informou que caso o hospital fechasse o município passaria a ter uma UPA, que é um ambiente que atende 24 horas, mas não dispõe de leitos para internação, por exemplo. Seria um “postão”.

Quanto à recente decisão judicial para que o município apresente as informações sobre a casa de saúde, Brondani disse que decisão judicial não se discute, se cumpre, e que assim que for oficiado vai solicitar os dados ao Hospital e pedir para que a empresa responsável pelo site da prefeitura crie um link para essas informações.

Fonte: Rádio São Luiz