Implantação da rede de esgoto pautou reunião do Executivo são-luizense com a Corsan

Foto: Matheus Portela Peruzzi / SEMAD

Conforme os dados apresentados pela companhia, até o momento, 8.037,05 metros de rede foram instalados    

A implantação do sistema de esgotamento sanitário em São Luiz Gonzaga foi pauta de reunião na última quarta-feira, 19, na sede da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão (SEMPLA). O encontro contou com a presença de autoridades, equipe técnica da secretaria e direção técnica da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan).  

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

A reunião foi proposta pelo Executivo Municipal a fim de avaliar o andamento do cronograma de implantação da rede de esgoto. Conforme os dados apresentados pela Corsan, até o momento, 8.037,05 metros de rede foram implantados (redes de esgoto e redes auxiliares). Também foi executada a ligação de 570 unidades de ramais prediais e implantados 2.771,09 metros de redes de ramais. Ainda segue em execução, a construção da Estação de Tratamento de Esgoto, no Bairro Marcos.  

Pavimentação – A reconstituição da pavimentação danificada para a implantação da rede de esgoto também foi abordada na reunião. O vice-prefeito, Piti Werle, comentou sobre o processo. “A prefeitura está muito atenta a essa questão. Sabemos que o processo de implantação de uma rede, de um saneamento, ele é destrutivo. Porém, precisamos que essa reconstituição do pavimento seja de acordo com o que tratamos no início, com as mesmas especificações técnicas. As exigências da prefeitura e as responsabilidades da Corsan estão documentadas. Caso ocorra algum problema, caso não fique de acordo com o estabelecido, a prefeitura notificará a Corsan”.  

Iphan – Nos últimos meses, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) realizou a ampliação do perímetro histórico (referente a antiga redução de São Luiz Gonzaga). Assim como a empresa Carpenedo – que executa as obras do acesso asfáltico até o Sítio Arqueológico de São Lourenço Mártir – a Corsan também terá que contratar profissionais para o monitoramento arqueológico.  

Na ocasião, a companhia apresentou o mapa com as delimitações do projeto. A área na cor rosa, representa a delimitação da bacia um. A área em amarelo, o perímetro de implantação da rede de esgoto. Já a área com marcações em azul, representa o espaço de restrição do IPHAN. A previsão inicial de entrega da obra é para janeiro de 2024. “A Corsan precisa acertar essa questão antes de iniciar as obras nessa parte da cidade. Acreditamos que essa ampliação do IPHAN e a necessidade de adequação poderá atrasar os serviços. É estudada a substituição dessa área dentro do perímetro do IPHAN por outra área continua, mas é uma medida que ainda será avaliada e definida”, destacou o vice-prefeito.  

A reunião também contou com a participação do gerente local da Corsan, Jonas Ostroski; da gestora do Departamento de Obras Missões, Denise Schallemberger; do fiscal da Corsan, Alexandre Tolfo; do engenheiro da Drilling Company (empresa vencedora do processo de licitação para execução da obra), Diônatan Clemente; dos vereadores Paulo César da Trindade Garcia e Valmir Silveira (da comissão de infraestrutura do Legislativo Municipal); do secretário de Planejamento, Francisco Lourenço; e dos engenheiros da SEMPLA, Tcheusley Machado, Luiz Carlos Karnikowski, Gabriel Adams e Igor Kist.       

IPHAN realizou a ampliação do perímetro histórico

Por Larissa Dorneles / Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações do Gabinete do Vice-prefeito