Ícone do site Rádio São Luiz FM 100.9

Instalador de cabo de fibra ótica sofre acidente na rede elétrica em Mato Queimado

Divulgação/Cermissões

Em razão das queimaduras, o acidentado foi transferido para Santo Ângelo

Na manhã de quinta-feira, 20, a funcionária de uma empresa fornecedora de internet de São Miguel das Missões solicitou ajuda para retirar um de seus colegas que havia sofrido um acidente com a rede elétrica. Ele estava pendurado na escada utilizada para afixar o cabo de fibra ótica em um poste da rede trifásica, próximo do pórtico de acesso ao município de Mato Queimado.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Imediatamente, a Cermissões acionou suas equipes que se deslocaram até o local, onde constataram que o funcionário acidentado havia sido socorrido por populares e levado até o Hospital de Caibaté pela ambulância de Mato Queimado.

Segundo a Cermissões, três funcionários da empresa de internet realizavam a instalação de cabos de fibra ótica em um ramal da rede troncal, sendo que dois deles estavam fixando o cabo nos postes de luz e um estava no solo, auxiliando na atividade.

O funcionário que estava no poste da rede trifásica, por estar trabalhando muito próximo da rede de alta tensão (a cerca de 40cm dos cabos energizados, onde o padrão exigido é 1,80m de distância dos cabos), por motivos desconhecidos, provavelmente encostou no cabo de passagem, logo após a chave fusível, sofrendo uma descarga elétrica. Não fosse o sistema de proteção ter desarmado a chave fusível, o funcionário poderia ter sofrido uma nova descarga elétrica, o que seria fatal.

A vítima está em recuperação, porém sofreu queimaduras de terceiro grau na parte lateral direita do tórax e na mão direita. Em virtude da queimadura, ele foi encaminhado para o Hospital Santo Ângelo.

A equipe de plantão da Cermissões realizou as medições e confirmou que a rede da cooperativa atende os padrões estabelecidos pelas normas vigentes. Já a empresa de internet não possuía autorização e não havia apresentado projeto junto à Cermissões para acessar e usar de forma compartilhada os postes para instalação deste ramal.

A Cermissões registrou uma ocorrência na Polícia Civil para que as autoridades tomem as medidas cabíveis.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Cermissões

Sair da versão mobile