Rolador inaugura gruta em homenagem à Santa Rita de Cássia

Gruta foi inaugurada na Praça central do Rolador – Foto: Rádio São Luiz

O município de Rolador inaugurou neste domingo, 21, a gruta em homenagem à Santa Rita de Cássia. A iniciativa foi realizada com investimentos da administração municipal, após uma série de pedidos e solicitações das famílias do município. A gruta fica junto à Capela Santa Rita de Cássia na Praça Central do Rolador.

O evento contou com a presença do prefeito do Rolador, João Alberto Gomes, que destacou a importância da obra para que visitantes e munícipes possam visitar o local em diferentes dias da semana e manifestar sua fé. “É um local estratégico, ficou em um lugar muito bonito e esperamos que a comunidade possa usufruir a partir de agora”, complementa o prefeito.

A gruta foi inaugurada pouco tempo depois da conclusão do asfalto da avenida no trecho da praça do Rolador. Segundo João Gomes, a intenção é concluir o asfaltamento de toda a avenida em breve, inclusive, com a possibilidade da presença do governador do estado, Eduardo Leite.

Gruta foi inaugurada com a presença de autoridades municipais e fiéis – Foto: Rádio São Luiz

História de Santa Rita de Cássia

Santa Rita de Cássia nasceu na Itália em 1381, filha de uma família humilde, ela aprendeu desde cedo a fé cristã. Rita queria ser religiosa, mas acabou tendo que se casar com um homem que era conhecido por beber demais e não cultivava a fé.

Após um longo tempo de trabalho e paciência, Santa Rita de Cássia converteu seu marido, no entanto, ele foi assassinado em decorrência de rixas e brigas de sua vida anterior. Os filhos deles tinham a intenção de vingar o pai, mas foram convencidos a adotar o perdão pela santa.

Depois da morte dos filhos, Santa Rita de Cássia ingressou em um convento de irmãs Agostinianas, tendo sido conduzida por São Francisco, São Nicolau e São João Batista até o convento. Para provar sua devoção, ela foi instruída a regar um pedaço de madeira seca durante um ano. Rita obedeceu e o galho se transformou em uma videira. 

Depois, ela ainda sofreu com uma das chagas de Cristo até morrer em 22 de maio de 1457, com 76 anos. Santa Rita de Cássia foi beatificada em 1627, pelo Papa Urbano VIII, sendo canonizada em 1900 pelo Papa Leão XIII. A festa de Santa Rita de Cássia é celebrada anualmente no dia 22 de maio. No Rolador, a data é feriado municipal em homenagem à santa.

Santa Rita de Cássia foi canonizada em 1900 – Foto: Rádio São Luiz

Fonte: Rádio São Luiz