Saúde da população gaúcha três anos após o início da pandemia de Covid-19 é tema de estudo

Ilustrativa/Canva/Divulgação

A 5ª etapa da Coorte PAMPA (Estudo Prospectivo sobre Saúde Mental e Física), coordenada pela Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas, busca responder como está a saúde da população do Rio Grande do Sul após três anos da pandemia de Covid-19.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Financiado pela FAPERGS e pelo CNPq, o estudo conta com a participação de adultos de todas as regiões do Rio Grande do Sul. Os dados da 4ª etapa indicam que muitos indicadores de saúde física e mental ainda estão distantes dos valores de pré-pandemia, com alta prevalência de inatividade física associada a sintomas de ansiedade e depressão.

A onda 4 revelou um quadro preocupante em relação à saúde da população gaúcha. Na onda 5, será investigado de forma mais detalhada os determinantes sociais relacionados à saúde para Covid longa, como sua associação longitudinal com a insegurança alimentar. Ainda, será investigado o papel do uso do cigarro eletrônico no risco para complicações persistentes da Covid-19.

Até o dia 31/07 de 2023, todo(a) adulto(a) residente no RS pode participar da pesquisa acessando as redes sociais da pesquisa pelo Instagram (@coortepampa2020), Facebook (@coortepampa2020), ou no link https://redcap.link/pampaw5. O questionário conta com questões sobre diversos assuntos, como atividade física, dor lombar, saúde mental, acesso aos serviços de saúde e segurança alimentar.

Fonte: Assessoria de Imprensa