Brigada Militar divulga balanço de ações do primeiro semestre de 2023 com 752 kg de entorpecentes apreendidos

Imagem de uma das apreensões da BM no semestre – Divulgação/BM

A Brigada Militar (BM) divulgou na manhã deste domingo, 2 de julho, o balanço das ações do primeiro semestre de 2023, realizadas pelo 14° Batalhão de Polícia Militar (BPM), que atua na região das Missões. O combate ao tráfico foi o principal destaque das operações nesse período. Em seis meses foram 82 prisões em flagrante por tráfico de entorpecentes, totalizando 752 KG de entorpecentes apreendidos.

Além do número expressivo de drogas apreendidas, a BM apreendeu 67 armas de fogo e 95 facas, no primeiro semestre do ano e, também prendeu 48 presos foragidos da justiça. De acordo com o balanço, houve um significativo recuo nos crimes de furto e arrombamento, enquanto em 2022 no período foram registradas 99 ocorrências, este ano foram apenas 69. O furto de veículo também caiu de 22 para apenas cinco. O único número estável foi o de roubo de estabelecimento comercial, sendo registradas três ocorrências nos 13 municípios atendidos pelo 14° BPM.

Na divulgação, o comando da Brigada Militar de São Luiz Gonzaga destacou o trabalho realizado pela Operação Agro-Hórus que colaborou para os expressivos números positivos, como também pela redução significativa no delito de Abigeato. Em 2022 foram 56 ocorrências registradas contra 46 em 2023.

Outro ponto abordado no levantamento foi o trabalho junto à comunidade escolar, ao total foram 665 visitas às escolas da região. Segundo a Brigada Militar, o 14º BPM segue suas ações de fortalecimento ao combate e à prevenção aos delitos e, no primeiro semestre, mais um município passou a integrar o sistema de videomonitoramento, bem como foi implantada tecnologia de cercamento eletrônico, que já conta com inúmeros locais de coleta de informações na região.

De acordo com a BM, diversos fatores influenciam na prospecção das ações que são desenvolvidas, sendo o principal deles o combate aos delitos que causam maiores danos ao tecido social. A priorização criminal e o uso das ferramentas digitais disponibilizadas pelo Comando da Corporação, tais como Avante e Geseg, também norteiam o emprego do efetivo, seja no policiamento, quanto o efetivo especializado da Força Tática. 

Entre as ocorrências atendidas que merecem destaque, estão a prisão dos acusados de roubo a uma joalheria no mês de janeiro, uma aeronave apreendida, e duas apreensões de grande quantidade de entorpecentes, uma em Porto Xavier, 268 Kg de Maconha e em São Nicolau 441 Kg de Cocaína.

Fonte: Brigada Militar