Diretora Renata Barth Machado fala sobre mudanças na URI São Luiz Gonzaga

Renata Barth Machado. Foto: Kelvin Morais/Rádio São Luiz

A professora Renata Barth Machado, Diretora-Geral da URI São Luiz Gonzaga, falou nesta quarta-feira, 5, sobre uma mudança estrutural que alcança a unidade são-luizense. Essa alteração, conforme Renata, vinha sendo pensada há anos e foi finalmente colocada em prática no mês passado, após reunião com a presença das diretorias de campus em Erechim, onde está sediada a Reitoria.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Trata-se, em resumo, de um compartilhamento das direções, uma fusão que reúne Santo Ângelo, São Luiz Gonzaga e Cerro Largo, tornando a unidade local um Campus Avançado. A mudança visa manter a sustentabilidade acadêmica e financeira, necessárias para que a instituição continue oferecendo ensino, pesquisa e extensão de qualidade.

Renata destaca que a alteração está relacionada com um contexto nacional de redução no número de alunos no ensino superior. Ela também ressalta que a mudança vai fortalecer a unidade, com otimização de recursos humanos e ampliação de serviços que hoje estão na URI Santo Ângelo, mas não são ofertados em São Luiz Gonzaga, como o mestrado e doutorado. Ainda este ano poderão ser abertas turmas de stricto sensu em Gestão, Ensino e Direito, também com a possibilidade de implantar cursos que não existem hoje em São Luiz Gonzaga.

Conforme a diretora, o setor administrativo, os serviços e atendimentos seguem normalmente. O que muda é que será um trabalho compartilhado, com tomadas de decisões compartilhadas. “A URI é uma só”, destacou Renata.

A Reitoria emitiu a seguinte nota oficial:

“No dia de ontem (03/07/23), o Reitor e Pró-Reitor de administração da URI realizaram reuniões com professores e funcionários das unidades de São Luiz Gonzaga e Cerro Largo, com a presença da diretoria do Câmpus de Santo Ângelo.

O motivo da reunião foi dar conhecimento às comunidades acadêmicas a respeito da decisão que envolve o processo de fusão e compartilhamento de gestão das referidas unidades com o Campus de Santo Ângelo. Em conformidade com o Estatuto da URI Art. 15, a unidade de Santo Ângelo permanece como Campus Central e São Luiz Gonzaga e Cerro Largo serão seus Campus Avançados.

O objetivo da fusão está nas possibilidades que serão criadas de fortalecimento Institucional e acadêmico, proposição de novos produtos educacionais, racionalização de infraestrutura e serviços, compartilhamento e otimização de recursos humanos. Tudo isso para manter a sustentabilidade acadêmica e econômico-financeira necessárias para continuar oferecendo ensino, pesquisa e extensão de qualidade, que são as marcas de nossa Universidade.

Reiteramos que cada unidade continuará suas atividades normais, mas agora com maior incremento de recursos e sinergia de propósitos. Conclamamos à comunidade interna e externa para que se associem à esta ideia, uma vez que as decisões tomadas caminham para que cumpramos nossa visão, missão e compromisso com as regiões de nossa abrangência. URI, o conhecimento muda sua vida”.

Fonte: Rádio São Luiz