Vencedores do FIT Cidade dos Anjos são conhecidos em cerimônia repleta de emoções

Foto: Fabiane Koaski

Aconteceu no sábado, 8, a emocionante cerimônia de premiação do 5º Festival de Teatro Cidade dos Anjos. Por volta das 15h, no palco do Clube Gaúcho, foram divulgados os vencedores nas categorias adulto, infantil e monólogo. O festival ocorreu na última semana, de 4 a 8, reunindo 16 grupos na América do Sul e Europa, sendo mais de 100 artistas e um público que ultrapassou 10 mil pessoas.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Os responsáveis por eleger os grandes destaques do festival foram Elsa Noemi Brites, Jerson Fontana e Geziel Souza, com a mediação de Airton de Oliveira. Na categoria infantil, concorreram “Voo Duplo”, de Florianópolis, Santa Catarina; “O Gigante Egoísta”, de Ijuí; “A Caligrafia de Dona Sofia”, de Santa Maria; e “De Mitos y Leyendas… Angaú”, de Corrientes, Argentina.

Já na categoria adulta, os indicados foram: “Rosa y Raquel Hacen la Curandera y el Maestro”, de Eldorado, Missiones, Argentina; “Sortilégio”, de Santa Maria; “Não Há Mar”, de Santa Maria; “Liame do Tempo”, de Jundiaí, São Paulo; “25 Fragmentos”, de Caparica/Almada, Portugal; “Beco de Três Ruas”, de Porto Alegre; e “Humo”, de Medellin, Colômbia.

Na categoria monólogo, concorreram “Os Malefícios do Tabaco”, de Imbé; “A Mulher Descoberta”, do Rio de Janeiro; “História Para Ser Clowntada”, de Chancay/Lima, Peru; “Lola: Às Seis Horas da Tarde”, de Santa Maria; e “La Niña Que Fue Cyrano”, de Corrientes/Corrientes, Argentina.

Com grande expectativa, o público aguardava pelos resultados e, na categoria adulta, o espetáculo “Beco de Três Ruas” levou o prêmio de Melhor Espetáculo, enquanto Sandra Hung recebeu o prêmio de Melhor Direção por seu trabalho em “25 Fragmentos”. Anderson Martins foi reconhecido como Melhor Ator por sua atuação em “Não Há Mar”, e Joana Lameira conquistou o prêmio de Melhor Atriz por seu papel em “25 Fragmentos”.

Na categoria infantil, “A Caligrafia de Dona Sofia” foi eleito o Melhor Espetáculo, com Julio Cesar Aranda levando o prêmio de Melhor Direção. O talentoso Diego Ferreira foi reconhecido como Melhor Ator por sua atuação em “Voo Duplo”, enquanto Pâmela Wiersbitzky conquistou o prêmio de Melhor Atriz por seu papel em “O Gigante Egoísta”.

No monólogo, “La Niña Que Fue Cyrano” foi premiado como Melhor Espetáculo, com Andrés Verón ganhando o prêmio de Melhor Direção. Oscar de Lima foi reconhecido como Melhor Ator por sua atuação em “Os Malefícios do Tabaco”.

Além dos prêmios individuais, também foram reconhecidos os destaques em categorias técnicas, como cenografia, figurino, iluminação, trilha sonora e maquiagem. O Festival de Teatro Cidade dos Anjos também reservou um prêmio especial para a peça “Humo”, de Medellin, Colômbia, reconhecida pelo conjunto da obra.

No prêmio do Júri Popular, onde o público pôde escolher seus favoritos, na categoria infantil, “O Gigante Egoísta” foi o vencedor; no monólogo, “Lola – As Seis Horas da Tarde” conquistou o prêmio; e, na categoria adulta, “Humo” foi o grande destaque escolhido pelo público.

O encerramento do 5º FIT Cidade dos Anjos foi marcado pela emoção e pela valorização da diversidade e da qualidade teatral. Os vencedores celebraram suas conquistas, mas todos os participantes do festival saíram como vencedores, tendo a oportunidade de compartilhar suas artes e trocar experiências com artistas de diversas partes do Brasil e do mundo.

O FIT Cidade dos Anjos continua consolidando sua importância no cenário cultural e teatral, reunindo talentos e promovendo a magia do teatro. A cidade de Santo Ângelo já aguarda ansiosamente pela próxima edição, que certamente será repleta de surpresas e grandes espetáculos.

Texto: Patrick Siede