Secretaria de Saúde de São Luiz Gonzaga instala “armadilhas” para mapear locais com maior proliferação do Aedes aegypti

SEMSA instala armadilhas para mapear locais com maior proliferação do Aedes aegypti. Foto: Larissa Dorneles/Assessoria de Imprensa

Iniciativa é desenvolvida pelo Setor de Combate às Endemias, com o apoio da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde    

Em 2023, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) – por meio do Setor de Combate às Endemias – com o apoio da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), realiza a instalação de ovitrampas em áreas do município. A iniciativa integra as ações de enfrentamento à dengue realizadas pela SEMSA. Até o momento, 34 casos da doença foram registrados em São Luiz Gonzaga. 

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

OVITRAMPAS – Segundo informações do setor, as ovitrampas são armadilhas que simulam um criadouro de Aedes aegypti e consistem em um pequeno vaso de planta sem furo e uma palheta de MDF. No pote, são colocados água e levedo de cerveja. A mistura atrai as fêmeas do mosquito, as quais depositam os ovos no local (ovoposição). Os agentes de combate às endemias retornam após cinco dias para recolherem as armadilhas e levá-las ao laboratório para a contagem dos ovos. A partir das ovitrampas, a equipe calcula a densidade da população do mosquito no município e quais os locais de maior proliferação, possibilitando o desenvolvimento de outras estratégias de controle do vetor. 

VOLUNTÁRIOS – A ação é realizada há três meses, com 50 armadilhas, as quais são instaladas mensalmente nos bairros Centro, Paz e Duque de Caxias (onde há maior incidência de casos positivos de dengue). Para a instalação, os agentes de combate às endemias visitaram algumas residências, explicaram o projeto e pediram o apoio dos moradores. Os voluntários assinaram um termo de colaboração. A previsão é que a iniciativa seja promovida por um ano. A meta do setor é chegar a 100 armadilhas instaladas.  

A SEMSA e o Setor de Combate às Endemias agradecem todos os moradores que autorizaram a instalação das armadilhas em suas residências. O setor ressalta ainda a importância de toda a população adotar cuidados para eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti. Entre eles, não deixar água parada em pratinhos de plantas; evitar o acúmulo de água em calhas, pneus e ralos; manter caixas d’água fechadas; guardar garrafas com o gargalo para baixo; entre outras ações.

Por Larissa Dorneles / Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da SEMSA