Tribunal de Contas realizará auditoria nas contas do Hospital São Luiz Gonzaga

Foto: Arquivo/Rádio São Luiz

Nesta terça-feira, 1º, o vereador João Iuri de Oliveira, presidente da Comissão Hospital São Luiz Gonzaga na Câmara de Vereadores, falou sobre os principais resultados do relatório de 90 dias, que abordou diversas questões relacionadas ao Hospital.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Uma das informações compartilhadas é que o Tribunal de Contas vai realizar uma auditoria externa nas contas do Hospital São Luiz Gonzaga ainda este ano. Essa medida acaba suprindo uma lacuna que ficaria, pois a Câmara não dispõe de amparo legal e nem dos recursos necessários para contratar a auditoria por conta própria. João Iuri ressaltou que mesmo assim será recomendado que a prefeitura, que é quem tem a prerrogativa, também contrate uma auditoria externa.

Além da auditoria, a Comissão também abordou outros pontos relevantes. Um deles foi o convênio das obras e ampliação do Hospital. A Comissão identificou problemas com a empresa contratada para a obra da UTI, apontando lentidão e passivos trabalhistas com uma empresa terceirizada. Eles sugerem que o Hospital faça um novo orçamento do valor e procedam com o rompimento do contrato com essa empresa.

A prestação de serviços no pronto socorro também foi abordada. A Comissão apresentou dez conclusões e indicações para melhorias tanto na rede básica como no Hospital São Luiz Gonzaga, visando evitar sobrecargas no atendimento.

Além disso, o Hospital deverá informar, nos próximos 30 dias, a folha de pagamento e os honorários médicos, mesmo alegando a restrição da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). João Iuri enfatiza que essas informações são fundamentais para a fiscalização e análise da regularidade das contas, uma vez que esses dados representam cerca de 80% do orçamento anual do Hospital.

O vereador destaca que o conhecimento desses números permitirá fazer o contraponto em relação aos valores que circulam na instituição de saúde, contribuindo para a defesa e transparência do Hospital São Luiz Gonzaga.

Fonte: Rádio São Luiz