Pirapó inicia construção de 10 açudes por meio do Programa Avançar

Divulgação/Prefeitura de Pirapó

Na quarta-feira passada, 2, começaram os trabalhos de abertura de 10 açudes em Pirapó referente ao Programa  Avançar na Agropecuária e no Desenvolvimento Rural. É um programa da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural que tem como objetivo apoiar a construção de estruturas de reservação de água, para a expansão da prática da irrigação entre os agricultores e pecuaristas, almejando estabilidade nas suas produções frente aos recorrentes quadros de estiagens que ocorrem no estado.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

O Governo do Estado proporcionou recursos aos municípios por meio de convênios para a contratação de máquinas visando à construção de açudes para armazenagem de água nas propriedades da agricultura familiar, por meio da contratação da prestação de serviços mecanizados, acesso a projeto técnico, regularidade ambiental e outorga de uso de água.

O Escritório Municipal da Emater de Pirapó recebeu as inscrições dos produtores interessados, sendo que 12 produtores foram selecionados conforme as normas do Programa, e posteriormente aprovados por reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural. Destes, dois produtores selecionados e três suplentes não se enquadraram nas exigências do Programa, resultando na aprovação de 10 açudes para o município. A Emater elaborou o levantamento de campo, projetos e demais documentação exigida.

A Prefeitura Municipal fez a licitação do serviço de maquinário através do convênio com o Estado. A construção dos açudes foi iniciada no dia 2, quarta feira, com acompanhamento da Emater e por um técnico indicado pela Prefeitura Municipal.  São 24 horas/máquina por produtor, com movimentação de 1.560 metros cúbico de terra. O Programa só permite a construção de açude novo, não contemplando reforma, aumento ou limpeza de açude já existente.

Fonte: Prefeitura de Pirapó