Representantes do Sindicato dos Municipários fazem alerta sobre alterações nos planos de carreira dos servidores públicos

Foto colorida de Nilson e Altamir no estúdio da Rádio São Luiz

Nesta terça-feira, 22 de agosto, os representantes do Sindicato dos Municipários de São Luiz Gonzaga, Nilson Chaves e Altamir Matos, participaram do programa Olho Vivo, da Rádio São Luiz. Durante a entrevista, eles comentaram sobre as possíveis mudanças nos planos de carreira dos servidores públicos através da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/2020.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Segundo Nilson e Altamir, a proposta é altamente prejudicial para os servidores públicos de todos os níveis, em diversos municípios da região. Altamir destaca que, atualmente, os planos de carreira são os principais incentivos para o ingresso e permanência de trabalhadores no serviço público.

Os representantes convocaram membros da comunidade para participar de uma manifestação no próximo sábado, 26 de agosto, em Santa Rosa, para discutir a proposta. “Essa manifestação é contra a PEC 32, que está no Congresso para ser votada e tira a estabilidade e complica a vida do servidor público”, afirmou Altamir. Além disso, os representantes protestam contra a PEC 38 que, segundo ele, aumenta o tempo de contribuição necessário para aposentadoria dos servidores.

De acordo com informações da Agência Câmara de Notícias, a proposta, batizada de PEC da Nova Administração Pública, altera 27 trechos da Constituição e introduz 87 novos, sendo quatro artigos inteiros. As principais medidas tratam da contratação, da remuneração e do desligamento de pessoal, válidas para quem ingressar no setor público após a aprovação das mudanças.

Altamir destacou que as remunerações dos níveis 5 e 6 da carreira pública equivalem ao salário mínimo e, com a proposta, esses trabalhadores não conseguiriam progredir na carreira através de benefícios como os anuênios. “Se tirar essas vantagens, ele vai entrar e sair ganhando salário mínimo, assim como na iniciativa privada”, acrescentou o representante sindical. Ainda conforme aponta Nilson, os professores podem ser uma das categorias mais prejudicadas pelas possíveis mudanças nos planos de carreira.

Interessados em participar da caravana de São Luiz Gonzaga para participar da manifestação, podem reservar vagas até o dia 23, através dos números: 055 991052955 ou 055 996284712.

Fonte: Rádio São Luiz