Delegado Heleno dos Santos faz balanço dos 4 anos de atuação da Draco em São Luiz Gonzaga

Foto colorida de viaturas da Draco com policiais ao lado, ao fundo monumento de Jayme Caetano Braun em São Luiz Gonzaga

Divulgação/Draco/SLG

O delegado da Polícia Civil, Heleno dos Santos, titular da Draco (Delegacia Repressão às Ações Criminosas Organizadas), esteve nesta quarta-feira, 23 de agosto, no programa Olho Vivo. Durante a entrevista, ele comentou sobre o aniversário da delegacia, a Draco completou quatro anos em São Luiz Gonzaga nesta segunda-feira, 21 de agosto.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Heleno comentou sobre o papel da Draco no combate ao crime organizado no interior do estado. “O crime organizado atua no Brasil todo e, no geral, as Polícias Civis atuam de modo coordenado. Isso é muito necessário, porque o crime não obedece fronteiras”. Segundo ele, diversas operações levam a atuação de efetivos locais para outros estados.

De acordo com Heleno, os índices de criminalidade na região têm apresentado uma estabilidade e controle. Ele comentou sobre a atuação decisiva da Draco, criada após o ataque a uma agência do Banco do Brasil, abril de 2019, em Porto Xavier. “Temos vários trabalhos em diferentes áreas, porque o crime organizado não atua apenas no tráfico”, explica o delegado.

Heleno também falou sobre os riscos que envolvem a atuação dos policiais. “Da nossa equipe, todos já se envolveram em tiroteios. Isso faz parte do trabalho policial e estamos sempre preparados”. Atualmente, a Draco é uma das referências em termos de combate ao crime organizado, inclusive, para outras delegacias do estado. Por fim, Heleno comentou sobre os cursos e qualificações feitos pela equipe, através também do comando da Operação Hórus, operação permanente dos Guardiões da Fronteira de combate ao crime organizado.

Fonte: Rádio São Luiz