Fogo simbólico é aceso no Ginásio JB Loureiro

 

A chuva que atinge a região desde o início da manhã desta sexta-feira(01/09) acabou por transferir a cerimônia de abertura da Semana da Pátria de São Luiz Gonzaga no palanque oficial da Praça da Matriz para o Ginásio Municipal JB Loureiro. A solenidade contou com a presença de autoridades, estudantes, militares do 4º Regimento de Cavalaria Blindado (RCB) e comunidade, que prestigiaram o acendimento do Fogo Simbólico.

A Semana da Pátria 2023 tem como tema nacional o “Centenário do falecimento de Rui Barbosa – o águia de Haia”. No Estado, as comemorações lembram o “Centenário da Revolução de 1923 – Revolução Assistida.” Já no município, o tema escolhido foi “Trabalho, cidadania e voluntariado.” Neste contexto, forma homenageados a professora Marfisa Moreira Romero e o advogado Arlindo Oaldi Lengert, ambos com relevante atuação na comunidade são-luizense. Devido a questões de saúde, dona Marfisa não pode se fazer presente e foi representada pela filha, Ana Lúcia.

Seu Arlindo destacou a emoção de ser lembrado em data tão importante. “Me encantei com São Luiz Gonzaga e seu povo desde o primeiro momento que cheguei aqui, por isso me sinto muito honrado neste momento. Fiz meu trabalho sempre no intuito de ajudar o próximo. Acredito que deixei uma marca na comunidade e espero que as novas gerações sigam meu exemplo e ajude a quem mais precisa”, disse ele.

Melhores cidadãos – O prefeito Sidnei Brondani destacou que a Semana da Pátria é o “momento de reflexão sobre o Brasil e sobre como podemos ser melhores cidadãos, contribuindo para um País com mais saúde, educação, segurança e atenção aos mais necessitados. Serão sete dias de grandes atividades em homenagem à terra que todos nascemos e amamos.”

O comandante do 4º RCB, tenente-coronel Diego Morais Duarte, também destacou a importância da solenidade. “Temos de celebrar a grande Pátria que temos e formamos. Para nós do 4º RCB é uma honra e uma satisfação estarmos presentes e cada vez mais inseridos na vida da comunidade são-luizense.” A Semana da Pátria terá atividades diárias nas escolas e outros pontos da cidade e culmina com o tradicional desfile cívico que ocorrerá na próxima quinta-feira, 7 de setembro, a partir das 8h, na Rua Venâncio Aires, Centro da cidade. Em caso de chuva, a programação será cancelada.