Primavera será chuvosa e com temperaturas elevadas

Assim como neste inverno, a primavera terá chuvas elevadas e possibilidade de tempestades no Estado. Foto: Fernando Dias/Ascom Seapi

 

A primavera começa neste sábado, dia 23, às 3h50min, e vai até 22 de dezembro, às 0h27min, no horário de Brasília. De acordo com boletim elaborado pelos pesquisadores do Sistema de Monitoramento e Alertas Agroclimáticos (Simagro/RS), da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), a nova estação registrará volumes elevados de precipitação e ocorrência de fenômenos meteorológicos severos, como chuva intensa e altos volumes acumulados em curto intervalo de tempo, com fortes rajadas de vento e granizo.

De acordo com Flávio Varone, meteorologista e coordenador do Simagro, a atuação do El Niño também favorecerá a ocorrência de temperaturas mais elevadas, sobretudo no período final da estação e no começo do verão, além de favorecer o predomínio de condições de chuva em todo o Estado. “Essa condição de precipitações frequentes e altos volumes acumulados poderão prejudicar o desenvolvimento da safra de inverno e atrasar o plantio de verão em todas as regiões produtoras do Rio Grande do Sul”, avalia Varone.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Segundo as informações do prognóstico trimestral, relativo aos meses de setembro, outubro e novembro, ocorrerão chuvas regulares no Rio Grande do Sul, onde a influência do fenômeno El Niño favorecerá o predomínio de condições de instabilidade na maioria das regiões. As projeções dos modelos climáticos indicam que a primavera 2023 terá precipitação elevada, com possibilidade de eventos extremos, onde poderão ocorrer fenômenos meteorológicos severos como chuva intensa, fortes rajadas de vento e granizo.

O restante do mês de setembro ainda vai apresentar precipitações elevadas, com volumes acima da média histórica em todo Estado. Em outubro os valores de chuva deverão superar a normal climatológica na maioria das regiões, com valores dentro da média no Sul e Leste. No mês de novembro, deverão ocorrer volumes acima da média em todas as regiões.

O prognóstico das temperaturas máximas destaca que o trimestre deverá apresentar oscilações, com valores inferiores à média nos meses de setembro e novembro em todas as regiões. No mês de outubro os valores deverão ser próximos da normalidade e ligeiramente inferior a média na faixa Norte do Estado.

FONTE: SECRETARIA DE AGRICULTURA RS