Seminário da Uergs aborda melhor aproveitamento do solo na Expo


Encontro promovido pela Uergs ocorre no auditório central do parque de exposições. Foto: Alcides Figueiredo/Rádio São Luiz
O auditório central da Expo São Luiz 2023 sedia nesta quinta-feira a primeira edição do Seminário de Conservação de Conservação de Solo e Água: construindo o perfil do solo. Promovido desde o início da manhã pela unidade da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) de São Luiz Gonzaga, o encontro conta com grande público e é composto por palestras e demonstrações práticas de novas técnicas de manejo e produção.
Para a professora do Curso de Agronomia da Uergs e uma das organizadoras do seminário, Rosicler Backes, “a região tem vocação agrícola e comprometimento tanto com a produção de grãos quanto a proteção ambiental. Temos de considerar a característica do nosso solo, tirando o melhor dele e preservando os recursos ambientais e é isso o foco principal do nosso trabalho aqui na Expo São Luiz.” Ela destaca que, ao longo do dia, ocorrerão palestras de técnicos de universidades do Estado e também da Embrapa. “Temos ainda o simulador de chuva na área da agricultura familiar que fará demonstrações após o seminário.”
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
Entre os palestrantes está Paulo Gubiani, professor de física dos solos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). “Abordo o aproveitamento da água no solo. Temos estiagens que assolam o Estado e é importante que saibamos como o solo supre as plantas com água e como aproveitar e maximizar esse suprimento com o manejo correto. Também trato da importância de aprofundar o crescimento das raízes das plantas para buscar a água no subsolo.”
Além das estiagens, que castigaram de forma ímpar a Região das Missões nos dois últimos verões, o professor também comentou as inundações que atualmente atingem o Estado. “É importante entender o que estamos enfrentando agora. A origem desses problemas muitas vezes ocorre nas áreas agrícolas. Por isso o produtor tem de saber como manejar o solo e como evitar o escoamento de água superficial que contribui de forma importante para os transtornos de inundações e poluição ambiental”, afirmou Paulo Gubiani.
Durante o seminário a Câmara de Vereadores de São Luiz Gonzaga entregou uma Moção de Reconhecimento aos representantes da Embrapa pelo relevante trabalho da empresa pública em prol do agronegócio brasileiro.


Menção de Reconhecimento foi entregue pela Câmara de Vereadores à Embrapa. Foto: Alcides Figueiredo/Rádio São Luiz
FONTE: RÁDIO SÃO LUIZ