Ovinos chamam atenção na feira agropecuária

Ovelhas também fazem parte da mostra de animais da Expo São Luiz. Foto: Rádio São Luiz

Além do gado, as ovelhas também têm um importante pela na pecuária gaúcha e brasileira e, portanto, não poderiam ficar de fora da 53ª Feira Agropecuária, que ocorre dentro da programação da Expo São Luiz 2023. Para saber um pouco mais sobre a mostra de ovinos, a reportagem da Rádio São Luiz conversou com o zootecnista da Cabaha do Rosário Vlad Miranda.

“Começamos em 1987 e desde então estamos na região, desde a época da Expofeira e depois da Expo São Luiz em todas as edições desde 2008. Essas feiras difundem nosso trabalho e se tornaram muito interessantes pela influência e atração do público da agricultura em geral. A ovelha se encaixa bem na estrutura padrão de nossas propriedades  porque demanda menos estrutura e facilidade de mão de obra no seu manejo, sendo de mais fácil trabalho do que o bovino, por exemplo.” Miranda afirma ainda que “no momento temos uma retomada da ovinocultura. Existe um universo de criadores pequenos que faz com que o rebanho brasileiro e gaúcho esteja crescendo novamente.”

Certificação – o zootecnista explica que no Uruguai existe um programa de certificação de lã que parece ser a tendência para o mercado brasileiro também. “Saímos da lã valendo 7 ou 8 Reais para R$ 21,90 no mercado uruguaio com certificação. Então é uma diferença considerável que justifica ter essa regulamentação no Brasil. Do lado da carne ovina, temos o entrave da entrega, pois não há produção para o ano todo no nosso mercado interno. Hoje nos meses de inverno há escassez de ovinos e, assim que isso for superado, o mercado se ajusta e crescerá ainda mais.”