Homenagem da ACB reconhece os pilares do Manancial Missioneiro da Canção

Foto: Divulgação/ACB

A premiação paralela do Manancial Missioneiro da Canção, que começa hoje, 6, e que indica o Interprete Destaque, o Melhor Trabalho Poético, a Música Mais Popular, a Melhor Pesquisa e o Instrumentista Destaque, tem o nome de pessoas que colaboraram de forma expressiva na realização do evento, desde sua primeira edição. A paralela deste ano leva o nome das seguintes pessoas:

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Musica Mais Popular – Troféu Cesar Dirceu Franco. Dirceu, como era conhecido, era um entusiasta pelo esporte, fazendo parte inclusive de um time formado com outros atletas de Bossoroca. Foi o precursor no ramo farmacêutico, e por muitos anos esteve estabelecido com uma farmácia. Além do esporte, gostava também de música, sendo um dos integrantes da comissão que criou o Manancial Missioneiro da Canção. Foi integrante da diretoria da Associação Cultural, durante vários anos e deixou sua contribuição, através dos projetos executados pela ACB. Exerceu também o cargo de vereador, sendo inclusive, presidente da Câmara de Vereadores de Bossoroca.

Melhor Trabalho Poético – Troféu Valeriano Cruz. De tradicional família de Bossoroca, Valeriano Cruz era um pesquisador e conhecedor da história da Buena Terra Missioneira, assim como da história regional, o que pode ser constatado em seu livro, escrito aos 75 anos de idade, “História e Memórias de Bossoroca – Retrato de uma época”, onde retrata suas lembranças sobre pessoas e fatos acontecidos em Bossoroca. Nasceu na Buena Terra Missioneira, aos 21 de março de 1916.

Melhor Pesquisa – Troféu Jorge Fialho. Jorge Fialho nasceu no Itacuruby, então 2º subdistrito de São Borja, no dia 9 de abril de 1935. Integrou-se, através do matrimônio à família Antunes no então 3º distrito de São Luiz Gonzaga. Foi um dos integrantes do movimento emancipacionista de Bossoroca. Foi contratado, em 1968, para exercer funções burocráticas no novo município, iniciando como oficial administrativo. Posteriormente, foi nomeado sub – prefeito da sede. Posteriormente, ocupou vários cargos municipais, além de atender a UMC , credenciado pelo INCRA, entre outros. Participou como sócio do CTG Sinuelo das Missões, membro do CONSEPROB (Conselho de Segurança Pública de Bossoroca). Pesquisador inveterado, desde a juventude, escreveu uma importante obra denominada “Pioneiros de Bossoroca”, que traz a história das principais famílias que vieram para o município.

Interprete Destaque – Troféu Telmo Fabricio Dutra. Filho de Edmar José Dutra e de Angélica Fabrício Dutra, nasceu no Rincão do Sobrado em 25 de julho de 1949. Telmo Fabrício Dutra foi uma pessoa com um enorme círculo de amizades. Era um dos primeiros a receber os que chegavam no município. Um entusiasta e sempre pronto a servir seus semelhantes. No Bairro Gaúcha, o homenageado era muito querido pela sua dedicação, principalmente aos mais necessitados. Telmo Dutra apoiou e colaborou para a realização de várias edições do Manancial Missioneiro da Canção.

Instrumentista Destaque – Troféu Cledi Viana Cardinal. Advogada e professora, Cledi Cardinal foi importante líder política no município, sendo uma das integrantes da ACB (Associação Cultural de Bossoroca) desde a sua criação, em 1994, e participou ativamente na realização das edições do Manancial Missioneiro da Canção, desde a primeira edição que ocorreu no ano de 1990. Cledi também foi presidente da Câmara de Vereadores de Bossoroca.

Fonte: Associação Cultural de Bossoroca