Sidney Brondani: “Precisamos devolver a gestão do hospital aos associados”

 

Prefeito durante entrevista nesta quarta-feira. Foto: Rádio São Luiz

O prefeito de São Luiz Gonzaga, Sidney Brondani, foi entrevistado na manhã desta quarta-feira no programa Olho Vivo da Rádio São Luiz FM 100.9. Ele abordou as questões relacionadas ao fim da intervenção do Município na gestão do Hospital São Luiz Gonzaga (HSLG) e a mobilização regional para trazer uma unidade do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) para a cidade.

Brondani inclusive colocou uma data em que espera encaminhar definições para que a gestão do HSLG retorne para a Sociedade Hospitalar São-Luizense, proprietária de fato da casa de saúde. “Ministério Público, Tribunal de Contas do Estado e nosso Controle Interno do Município já apontaram que a intervenção de mais de 20 anos deve ser encerrada e o hospital devolvido aos seus associados. Para isso, teremos uma reunião no dia 9 de novembro, às 18h15, no plenário da Câmara de Vereadores, com a sociedade hospitalar, para apresentar um relatório apontando a realidade da casa de saúde aos associados e colocar a necessidade que reassumam a gestão do nosso hospital”, destacou o prefeito.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Segundo o prefeito, as principais conclusões do relatório que serão expostas aos 120 associados da sociedade hospitalar são de que a intervenção respeitou a legislação, cumpriu seu papel de deixar a casa de saúde novamente viável financeira e administrativamente, de que o Hospital São Luiz Gonzaga é privado e que a intervenção já se tornou longa demais. “Ano passado colocamos a necessidade de fim da intervenção municipal, mas os sócios afirmaram que não teriam condições de reassumir a gestão naquele momento e pediram a formação de uma comissão multisetorial para elaboração desse relatório que agora será apresentado”, destacou Brondani.

O chefe do Executivo Municipal afirmou ainda que, em caso de nova negativa dos associados em reassumir a casa de saúde, eles terão de apresentar sugestões sobre qual encaminhamento a ser dado a questão. “Teremos inclusive a presença do Ministério Público na reunião do próximo dia 9 para explicar a situação legal da intervenção e qi que deve ser feito. O Hospital São Luiz Gonzaga é a instituição mais importante do nosso Município. É muito necessário que todos os esforços sejam feitos para mantê-lo não só aberto, mas cada vez mais qualificado em todos os sentidos para atender da melhor forma possível a nossa comunidade”, afirmou o prefeito.

IFFar – Sidney Brondani comentou também sobre a mobilização para a vinda de uma unidade do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) para São Luiz Gonzaga. “Recebemos um documento que aponta que o município tem as condições de reformar a sede do INSS e então receber unidade do IFFar. Nos mobilizamos não só em São Luiz, mas com apoio de toda a região, pois é direito de todas as regiões ter cursos federais oferecidos para suas comunidades.”

A área do INSS na cidade conta com 2 mil metros quadrados, mas tem apenas 500 metros quadrados utilizados hoje pela Previdência Social. “Então tivemos audiências em Brasília com o ministro Carlos Lupi, que nos pediu para que o município fizesse o projeto para essas adequações no local. Foi então que fizemos esse projeto, que foi apresentado à sociedade e à comissão formada para acompanhar esse trabalho e também encaminhado ao Ministério da Previdência”, disse Brondani.

Ele destacou que a União não pode fazer a cedência do prédio ao Município, mas pode fazê-lo ao IFFar através do Ministério da Educação. “Assumimos o compromisso de que, caso se confirma a vinda do instituto federal para São Luiz, faremos toda as reformas e adequações necessárias. Tudo que tinha de ser feito foi feito. Dependemos agora apenas da confirmação do governo federal para que tenhamos mais uma opção de cursos de graduação e qualificação federais, gratuitos, de qualidade e atendendo as demandas de toda a nossa região.”

FONTE: RÁDIO SÃO LUIZ