Diretor do 33º Núcleo do CPERS alerta para possibilidade de municipalização do Ensino Fundamental

Imagem de jcomp no Freepik

O diretor do 33º Núcleo do CPERS, professor Joner Alencar Marchi Nascimento, falou na segunda-feira, 30, após a sessão solene de entrega do Diploma Paulo Freire, realizada na Câmara de Vereadores, sobre a importância de contar com educadores atuantes nos órgãos legislativos, lembrando que a criação do Diploma Paulo Freire foi uma iniciativa da professora e ex-vereadora Eni Malgarim.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Além disso, o diretor do CPERS trouxe à tona uma questão importante relacionada à municipalização do ensino fundamental, que propõe, em sua primeira etapa, a inclusão até os quintos anos. Ele expressou sua preocupação quanto a essa mudança no panorama educacional, citando a falta de diálogo entre o governo estadual e os profissionais da educação que atuam na linha de frente.

“Agora nós temos esse impasse que o governo estadual está largando, o marco legal, que vai mexer muito com os municípios, que é a questão da municipalização. O governo estadual quer é entregar para o município a educação de ensino fundamental, sem fazer uma discussão com quem realmente trabalha na educação, que são os educadores”, afirmou Joner.

Ele alertou sobre a necessidade de envolver os educadores nas discussões e decisões relacionadas à educação pública. Destacou que o debate sobre a municipalização do ensino fundamental será questão na Câmara de Vereadores de São Luiz Gonzaga e convidou os educadores a se engajarem e analisarem o impacto que essa mudança pode ter na comunidade.

Fonte: Rádio São Luiz