Médico Luis Grings fala sobre Plantão do Hospital São Luiz Gonzaga

Foto: Kelvin Morais/Rádio São Luiz

O Dr. Luis Grings, que atua como chefe dos plantões no Hospital São Luiz Gonzaga, falou nesta quinta-feira, 2 de novembro, sobre a situação dos atendimentos na casa de saúde.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Ele enfatizou que os plantões são destinados a casos de urgência e emergência e informou que, de acordo com o contrato, deveriam ser realizados de 600 a 800 atendimentos mensais. No entanto, há meses em que o número de atendimentos atinge até seis mil pacientes.

Além de atender São Luiz Gonzaga, o plantão médico atende a outros sete municípios da região, abrangendo uma população de aproximadamente 95 mil pessoas. Este serviço é mantido por um consórcio entre esses municípios, sendo o valor destinado ao pagamento do médico plantonista e de 10 especialistas que permanecem de sobreaviso, incluindo cardiologistas, neurologistas e outros profissionais.

Dr. Grings destacou que o médico plantonista seguidamente se vê com um grande número de pacientes para atender, principalmente após o horário de funcionamento do comércio e das ESFs. Ele enfatizou que todos os pacientes recebem atendimento, mas o alto volume de pacientes para um único médico pode ocasionar atrasos.

A triagem dos pacientes é realizada pela equipe de enfermagem, que avalia a gravidade de cada caso e a prioridade de atendimento.

O médico compartilhou como exemplo um incidente em que quatro emergências ocorreram simultaneamente, incluindo duas vítimas de faca, um acidentado de trânsito e um paciente internado com parada cardíaca. Isso levou a atrasos no atendimento, gerando revolta, e até mesmo ameaças de incêndio ao hospital, que exigiram a intervenção da Brigada Militar.

Dr. Grings fez um apelo para que as pessoas busquem atendimento no hospital sem hostilidade, observando que há muita incitação nas redes sociais e expressou preocupação com a segurança dos funcionários devido a essa hostilidade crescente.

Por fim, ele informou que as reformas no Hospital estão em andamento, com previsão de conclusão da área física da UTI até o final do próximo ano. Ele elogiou a intervenção do município na gestão da casa de saúde, que reduziu significativamente uma dívida de mais de 30 milhões para seis milhões, com expectativa de pagamento até o final do próximo ano, ressaltando que “em time que está ganhando não se mexe”. “Quando a prefeitura assumiu a administração há 22 anos, o hospital enfrentava greves e paralisações, mas graças aos esforços dos vereadores e das lideranças políticas, a instituição está se recuperando”, concluiu.

Fonte: Rádio São Luiz