Está definido: Intervenção no hospital termina no final de 2025

Mais dois anos de trabalho sob intervenção da prefeitura, mas com participação efetiva de representantes da Sociedade Hospitalar São Luiz Gonzaga, proprietária de fato da instituição de saúde, na gestão do Hospital São Luiz Gonzaga (HSLG). Isso para que, em dezembro de 2025, a Administração Municipal se retire de forma definitiva da gestão do local.

Essa foi a principal definição de uma reunião de mais de três horas ocorrida na noite desta quinta-feira no plenário da Câmara de Vereadores. Durante o encontro, que teve presença de representantes do Ministério Público, Sociedade Hospitalar, gestão do HSLG e comunidade, também foi confirmada a saída da interventora Iria Diedrich após 16 anos à frente do hospital são-luizense. “Nós convocamos essa reunião para tratar da intervenção, que já dura 22 anos. É uma situação que já se estendeu mais do que deveria e todos os órgãos que nos controlam enquanto Administração Municipal já apontaram que temos de devolver a gestão a de quem é de direito, a Sociedade Hospitalar. Convocamos os sócios para colocá-los na responsabilidade para em curto ou médio prazo resolver essa situação”, destacou o prefeito Sidney Brondani.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Segundo o prefeito, além do prazo de dois anos para que todas as adequações necessárias sejam feitas e a prefeitura possa se retirar da gestão do HSLG ocorreram outras definições no encontro dessa quinta-feira. “Será editado um novo decreto de intervenção, remodelando a administração da casa de saúde, incluindo uma nova diretoria do hospital. Três sócios assumiram a responsabilidade de reorganizar o estatuto do hospital e abrir a sociedade para novos sócios. Hoje o hospital deve R$ 5,5 milhões, quando o município assumiu em 2000 devia R$ 31 milhões. Ou seja, o hospital está administrável, com certidões negativas em dia e apto para receber recursos”, completou Brondani.

Iria Diedrich deixa gestão do hospital nesta sexta-feira

Confirmando o que já havia sido anunciado, após 16 anos como interventora do Hospital São Luiz Gonzaga, Iria Diedrich deixa oficialmente a gestão da instituição nesta sexta-feira. “Ela alegou problemas pessoais e familiares para essa decisão. Sinto muito a sua saída, porque devemos muito ao trabalho e à dedicação da dona Iria. O hospital só está muito melhor hoje por causa do trabalho coordenado pela dona Iria. Todos nós devemos muito à ela”, afirmou o prefeito Sidney Brondani. Dona Iria não falou com a imprensa nesta quinta-feira.

Presente na reunião, o promotor de justiça Sandro Loureiro Maronez  se disse muito satisfeito com a postura do prefeito Sidney Brondani. “Ele enfrentou a questão e trabalhou para buscar prazo final para a intervenção do hospital. Estamos aqui para auxiliar e dar sugestões. Uma intervenção deste porte deve ter começo, meio e fim e é isso que foi apontado e agora está definido.”

Público lotou a Câmara de Vereadores para participar da reunião sobre o hospital. Foto: Rádio São Luiz

FONTE: RÁDIO SÃO LUIZ