São Luiz Gonzaga intensifica a vacinação contra a febre amarela

Foto: Arquivo/Assessoria de Imprensa da Prefeitura

Imunizante está disponível nas unidades de saúde  

Em 2023, com o registro da circulação do vírus da febre amarela no Rio Grande do Sul, o Estado está em alerta para casos da doença em humanos. Buscando a prevenção, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) promove ações de intensificação de imunização contra a doença, a fim de ampliar as coberturas vacinais.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

A vacina contra a febre amarela está no calendário vacinal das crianças, com a 1ª dose aplicada aos nove meses e um reforço aos quatro anos. Após os quatro anos, uma dose da vacina já garante a imunidade por toda a vida. O imunizante está disponível nas unidades de saúde do município para toda a população. A vacina também é recomendada para pessoas que habitam ou visitam áreas com risco da doença.

A coordenadora do Centro de Saúde, a enfermeira Águeda Balbé, comenta sobre a imunização contra a doença. “A vacinação é seletiva, ou seja, deve-se buscar pessoas não-vacinadas, conforme indicação. É importante lembrar que indivíduos sem comprovação da vacinação são considerados não-vacinados. A intensificação da imunização contra a febre amarela é fundamental. A vacina evita que a pessoa adoeça e impede óbitos”, ressalta.

Imunização – Até 22 de dezembro, o cronograma de vacinação contra a febre amarela está distribuído da seguinte forma:

Segunda-feira: ESF Agrícola e ESF Ramona

Terça-feira: Centro de Saúde

Quarta-feira: Centro de Saúde, ESF Presidente Vargas, ESF Bairro Mário, ESF Dr. Chico e ESF Duque de Caxias

Quinta-feira: ESF Bairro Paz e ESF Bairro Trinta

Sexta-Feira: ESF Bairro Floresta

Na verificação das carteiras de vacinação, também será orientada a atualização da vacina antitetânica, a qual deve ser realiza a cada 10 anos. Os endereços e números para contato das ESFs e do Centro de Saúde estão disponíveis no link https://www.saoluizgonzaga.rs.gov.br/site/conteudos/2911-secretaria-de-saude.

Sintomas – A febre amarela é transmitida por mosquitos vetores a pessoas não vacinadas. A doença se manifesta nos seres humanos com os seguintes sintomas: quadro febril agudo (até sete dias), de início súbito, acompanhado de icterícia (pele e olhos amarelados) e/ou manifestações hemorrágicas; calafrios; dor de cabeça intensa; dores nas costas; dores no corpo em geral; náuseas e vômitos; fadiga e fraqueza.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da SEMSA