São Luiz Gonzaga e Itacurubi vão receber recursos para redes de água em assentamentos

Divulgação/Incra

O Incra/RS formalizou parcerias com 14 municípios para obras de implantação de redes de água em assentamentos da reforma agrária, com um investimento total de R$ 5,2 milhões. Na região, os contemplados foram São Luiz Gonzaga e Itacurubi, com R$ 250 mil cada.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

As obras, que serão executadas por licitações das prefeituras, vão beneficiar famílias assentadas. Serão implantados microssistemas de abastecimento em áreas que já possuem poço de tubulação profundo ou captação de água.

Desta forma, os projetos devem incluir um reservatório elevado, com capacidade mínima de 15 mil litros; rede de abastecimento em material adequado à distribuição para consumo humano; hidrômetros individuais para cada lote; reservatório nas residências, para captação de água da chuva, funcionando como cisterna, ou ligado ao sistema de distribuição – para servir como reserva em caso de interrupção do sistema para manutenção.

O superintendente regional do Incra/RS, Nelson José Grasselli, ressaltou a ação dentro do esforço mais amplo de dotar os assentamentos de infraestrutura – tarefa muitas vezes iniciada pela implantação de estradas e vias de acesso e para a qual ele também pretende articular recursos. “No entanto, a estiagem no Rio Grande do Sul nos últimos dois anos tornou a questão das redes de água ainda mais prioritária”, avalia.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Incra/RS