Centenário do nascimento de Jayme Caetano Braun será comemorado no fim deste mês

Reprodução/Discografia Jayme Caetano Braun

No próximo dia 30 de janeiro, o centenário de Jayme Caetano Braun, pajador missioneiro e figura histórica de São Luiz Gonzaga, será celebrado. Nascido na Timbaúva, terceiro distrito de São Luiz, hoje pertencente a Bossoroca, Jayme deixou um legado significativo na música e cultura gaúcha.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Falecido em julho de 1999, o pajador teve, inclusive, uma passagem pela Rádio São Luiz, onde estreou em 1950 o programa “Galpão de Estância”, ainda no ar. Também apresentou, na década de 1970, o prestigiado “Brasil Grande do Sul” na Rádio Guaíba.

Jayme Caetano Braun é reconhecido por seus livros, discos e sua importância cultural no Rio Grande do Sul. Um monumento de seis metros, localizado em um dos acessos ao município, presta homenagem a esse ícone da cultura gaúcha e seu nome está presente em ruas, praças e CTGs em todo o estado.

Em honra ao ilustre pajador, o prefeito Sidney Brondani oficializou o ano de 2024 como o “Ano do Centenário de Jayme Caetano Braun” por meio do Decreto Nº 7.220. Assim, o município se prepara para um ano repleto de celebrações, iniciando com uma programação especial que envolve cavalgadas, tertúlias e a entrega da Medalha do Pajador a indivíduos ou entidades que contribuíram para o fortalecimento da Cultura Missioneira.

As festividades se estenderão ao longo de 2024, promovendo eventos que buscam divulgar e preservar a memória desse artista, impulsionando a cultura e o turismo local.

Fonte: Rádio São Luiz