Câmara Municipal requer à Prefeitura contratação de arqueólogo para liberação de novas edificações

A Câmara Municipal de São Luiz Gonzaga encaminhou, nesta quinta-feira, 25, ofício à Prefeitura Municipal solicitando a contratação de um arqueólogo. A iniciativa tem como objetivo atender às demandas crescentes da comunidade, especialmente no que diz respeito ao acompanhamento, emissão de laudos e demais procedimentos necessários para a liberação de novas edificações no município, seguindo as normas do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e a legislação pertinente.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Conforme o presidente da Câmara, vereador Francisco Lourenço (PDT), “se faz urgente a contratação de um profissional especializado para lidar com as questões relacionadas à alimentação do sistema, facilitando a liberação do processo por parte do IPHAN”.

Ainda segundo Chiquinho, “estamos empenhados em garantir que o crescimento e desenvolvimento de São Luiz Gonzaga ocorram de maneira harmoniosa com o que preconiza o Instituto, respeitando e preservando nossa história. A contratação de um arqueólogo é um passo essencial para alcançarmos esse objetivo”, salientando que a contratação do profissional contribuirá na celeridade de aprovação de projetos que possam vir a garantir o desenvolvimento e embelezamento com novas obras no eixo central de nossa cidade.

A proposta da Câmara visa apoiar a capacidade do Poder Público Municipal em lidar com as demandas específicas relacionadas à preservação do patrimônio, incluindo a emissão de pareceres técnicos e a condução de estudos de impacto ambiental quando necessário, sendo esse um papel fundamental do Executivo no desenvolvimento social e comercial de São Luiz Gonzaga.

O assunto foi um dos temas de reportagem especial feita pela Rádio São Luiz FM 100.9.

Fonte: Emerson Scheis, assessor de imprensa da Câmara Municipal de São Luiz Gonzaga