Casos de dengue são registrados em São Luiz Gonzaga 

Foto: Arquivo / Prefeitura de São Luiz Gonzaga

Devido aos sintomas, pacientes necessitaram de internação hospitalar

A Rede de Saúde do município está em alerta devido a confirmação de dois casos de dengue em São Luiz Gonzaga.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Conforme o Setor de Vigilância Epidemiológica, os casos confirmados são de pacientes que residem nos bairros Centro e Floresta. Ambos os casos foram classificados como “importados”, quando o paciente contraiu a doença em outro município. Devido aos sintomas, os dois pacientes estiveram internados no Hospital São Luiz Gonzaga (HSLG), mas já receberam alta.

A Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) aguarda o resultado de mais três exames. As amostras foram encaminhadas ao Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen/RS) para análise.

Sintomas – A SEMSA solicita à comunidade que fique atenta aos sintomas da doença. Podem ser sinais de dengue, febre com menos de sete dias e pelo menos dois dos seguintes sintomas inespecíficos: dor de cabeça, dor muscular, dor nas articulações, prostração (cansaço excessivo e exaustão), dor ao redor dos olhos, ausência de manifestações hemorrágicas espontâneas, entre outros.

Ao apresentar os sintomas, é necessário ingerir bastante líquido, prestar atenção nos sinais de alerta, NÃO SE AUTOMEDICAR e BUSCAR ATENDIMENTO MÉDICO.

Prevenção – A equipe de Combate a Endemias do município executa os protocolos padrões para a eliminação do mosquito Aedes aegypti e possíveis criadouros. Porém, o apoio da população é fundamental no combate ao vetor da dengue, o qual também é transmissor do zika vírus e chikungunya.

Entre os cuidados, não deixar água parada em pratinhos de plantas; evitar o acúmulo de água em calhas, pneus e ralos; manter caixas d’água fechadas; guardar garrafas com o gargalo para baixo; manter as piscinas tratadas adequadamente e os pátios limpos; entre outros cuidados.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da SEMSA