Psicóloga Josiane Andressa Machado divulga ações do Centro de Equoterapia Dragões do Rio Grande

Foto: Evelise Oliveira/Rádio São Luiz

A psicóloga Josiane Andressa Machado, que atua no Centro de Equoterapia Dragões do Rio Grande, participou do programa Expressão Livre na manhã desta quinta-feira, 8. Sua presença no programa teve como objetivo principal divulgar as atividades realizadas pela entidade, a qual atende atualmente 60 praticantes utilizando o cavalo como método terapêutico.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Josiane iniciou sua participação informando que as atividades acontecem no 4º Regimento de Cavalaria Blindado, que é um grande parceiro do projeto. As sessões ocorrem nas terças, quartas e quintas, tanto no período da manhã quanto da tarde, e nas sextas-feiras pela manhã. Cada sessão tem a duração de 30 minutos e é direcionada às necessidades específicas de cada praticante, seguindo recomendações individuais.

O grupo de praticantes é amplo, desde crianças até idosos. São pessoas com deficiência física, intelectual ou portadoras de síndromes que afetam questões motoras ou neurológicas.

De acordo com Josiane, os benefícios da equoterapia são perceptíveis em diversos aspectos, como no caminhar, na fala, no equilíbrio, na postura, na linguagem e nas questões emocionais dos participantes. O contato com os equinos tem sido comprovadamente benéfico, e os praticantes contam ainda com o suporte de um grupo multiprofissional.

As vagas para participação no programa são abertas na Secretaria de Saúde de São Luiz Gonzaga, sempre no ano anterior. Após o período de inscrições, são realizadas entrevistas para avaliar as necessidades individuais, e os aptos iniciam as atividades em janeiro.

O Centro de Equoterapia também realiza ações para arrecadar recursos, visando adquirir novos equipamentos e melhorar sua infraestrutura. Os interessados em colaborar com o projeto podem encontrar mais informações nas redes sociais da entidade ou comparecer nos dias de atividades no 4º Regimento de Cavalaria Blindado.

Fonte: Rádio São Luiz