Ícone do site Rádio São Luiz FM 100.9

Campanha incentiva doação de sangue de moradores de Pirapó ao hemocentro de Santa Rosa

Foto: Canva

O município de Pirapó lançou nesta quinta-feira, 29 de fevereiro, uma campanha de doação de sangue. A ideia é incentivar a doação de todos os tipos sanguíneos ao hemocentro de Santa Rosa. Para isso, o município vai disponibilizar transporte aos interessados nos dias 13 de março às 14h e no dia 22 de março às 8h.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Para ser um doador é necessário estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 69 anos (desde que a primeira doação tenha sido feita até os 60 anos); pesar no mínimo 50 kg; ter dormido ao menos 6 horas nas últimas 24 horas; evitar alimentos gordurosos nas 4h antes da doação e apresentar documento com foto. No caso de menores de 18 anos, também é necessária uma autorização dos responsáveis.

Existem também algumas restrições como: no caso de mulheres – não estar grávida ou esperar 90 dias após um parto normal e 180 dias após cesariana. Outras restrições incluem não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação; não ter feito tatuagem nos últimos 12 meses; não ter feito cirurgias; esperar 48 horas após tomar a vacina contra a gripe; não ter diagnóstico de doenças como herpes, febre amarela e coronavírus.

No caso de profissionais da saúde que trabalham diretamente com pacientes de Covid-19, estes devem aguardar 14 dias após o último dia de contato para realizar a doação de sangue. Além disso, homens devem respeitar o intervalo de 60 dias (com limite de quatro doações ao ano) entre uma doação e outra, e mulheres 90 dias (com limite de três doações ao ano).

Fonte: Rádio São Luiz com informações da Prefeitura de Pirapó

Sair da versão mobile